Beber refrigerante na gravidez causa riscos para o bebê
De acordo com uma nova pesquisa, beber refrigerante diet ou outras bebidas adoçadas artificialmente durante a gravidez está associado com o excesso de peso em crianças de 1 ano.
Pesquisadores canadenses estudaram mais de 3 mil mães que deram à luz filhos únicos e saudáveis, entre 2009 e 2012, e completaram questionários sobre suas dietas durante a gravidez. Depois, os pesquisadores examinaram os bebês quando fizeram 1 ano de idade. Quase 30% das mulheres ingeriram bebidas adoçadas artificialmente durante a gestação, como refrigerante diet.
Depois de controlar o índice de massa corporal, idade, tempo de amamentação, diabetes, tabagismo, tempo de introdução à alimentos sólidos e outros fatores durante a maternidade, eles descobriram que, em comparação com as mulheres que não ingeriam bebidas diet, aquelas que bebiam em média uma lata de refrigerante diet por dia tinham o dobro de risco de ter crianças de um ano com sobrepeso.
O estudo, realizado no JAMA Pediatrics, não encontrou uma associação com peso no nascimento, sugerindo que o efeito está no pós-natal, não no fetal. As mães que consumiram bebidas adoçadas com açúcar não tiveram associação com aumento do risco do bebê ter sobrepeso.