Os benefícios da dieta cetogênica
O que é
A dieta cetogênica é baseada em um processo chamado de cetose, que é quando seu corpo está tão esgotado de carboidratos que o fígado converte gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados como energia. As cetonas substituem carboidratos como fonte de energia principal do corpo.
Alimentos permitidos
Uma dieta cetogênica deve ser rica em ovos, carnes, aves, peixes, castanhas, óleos saudáveis, abacate e vegetais com pequenas porcentagens de carboidratos. Bebidas como café e chá devem ser adoçadas com adoçantes, sendo que o mais recomendado é a estévia. Fuja de massas, pães, bolachas, doces em geral, alimentos industrializados, sucos, frutas com alta carga de açúcares, cereais e tubérculos ricos em carboidratos como batata e mandioca.
Como funciona a cetose
Quando há períodos de jejum e / ou níveis baixos de glicose circulante, o corpo pode usar gordura armazenada ou gordura dietética para criar corpos de cetona como fonte de energia. O cérebro é capaz de usar cetonas como fonte alternativa de energia, mas geralmente prefere carboidratos. A síntese de cetonas ocorre principalmente no fígado. O fígado faz as cetonas, mas não as usa.
A maioria dos ácidos gordurosos não pode atravessar a barreira do cérebro. Com a evolução e os períodos de fome, o corpo humano conseguiu se adaptar usando cetonas. Sem corpos de cetona, ácidos graxos e uma quantidade adequada de proteína, ocorreria um colapso muscular, porque o corpo começaria a extrair aminoácidos da proteína muscular.
Por que seguir uma dieta cetogênica?
Seguir uma dieta cetogênica pode ser útil para regulação do açúcar no sangue e para a perda de peso. As cetonas são consideradas uma fonte de energia “mais limpa”, o que significa menor produção de radicais livres, proporcionando uma eficiência energética superior. Quando outras fontes de energia são metabolizadas para produzir energia e ATP, também são produzidos radicais livres.
As cetonas podem alterar beneficamente as moléculas do corpo ativando genes antioxidantes e suprimindo o estresse oxidativo. As cetonas também demonstraram aumentar a função mitocondrial (usina de energia da célula) e induzir a biogênese mitocondrial.
Dieta cetogênica e a saúde cerebral
Um dos primeiros usos das dietas cetogênicas foi para reduzir convulsões resultantes da epilepsia e outros distúrbios. Agora, pesquisas mostram que as cetonas podem ser úteis para uma variedade de condições neurológicas.
A cetose pode influenciar o fator neurotrófico derivado do cérebro, que está associado ao aprendizado e à memória. As cetonas, como o óleo de coco, podem ser úteis como fonte alternativa de energia para pacientes com Alzheimer, que tiveram a absorção de glicose para o cérebro diminuída. Uma dieta cetogênica também se mostrou promissora para o tratamento das doenças de Parkinson e Huntington.
Adaptado de Life Extension Blog