Benefícios da natação para o desenvolvimento dos bebês
A natação nos primeiros estágios da vida desenvolve experiências sensoriais e ainda estreita a relação com os pais.
O ciclo de desenvolvimento da criança na primeira infância é uma das etapas mais importantes da vida. O período que vai desde o nascimento do bebê até os 6 anos de idade é a fase em que os pequenos têm mais experiências sensoriais, desenvolvem o cérebro, aprimoram os sentidos, entre tantas outras evoluções.
Proposta em diversas piscinas, a natação para bebês não tem como objetivo ensinar os bebês a nadar, mas o de contribuir para o desenvolvimento sensorial e o desenvolvimento motor dos bebês: dentro da água, os bebês ganham consciência do seu corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações.
Esta atividade encoraja os bebês a serem mais confiantes, a terem uma maior autonomia e a serem mais sociais, graças à presença do grupo. Enfim, é um momento privilegiado de cumplicidade e de prazer entre os pais e os filhos.
O progresso vem de forma natural, mas pode ser acelerado e aprimorado com a ajuda de atividades que estimulam as evoluções motoras da criança desde os primeiros meses de vida. A natação é um exemplo, pois foca no desenvolvimento motor, visando a segurança e o bem-estar que o ambiente líquido proporciona.
“A natação para os bebês oferece grandes benefícios. Ela melhora a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias”, enumera a professora da Academia Raia 10, Leilah Gondim.
Além dos benefícios de desenvolvimento motor, a relação entre pais e filhos na piscina se estende e proporciona um maior afeto emocional, confiança e segurança que o bebê desperta com os responsáveis.