Como a mudança de hábitos pode acabar com a insônia?
Passar a noite virando na cama de um lado para o outro sem conseguir pregar o olho é uma sensação terrível, eu sei. Você fica contando as horas que faltam até o despertador tocar, torcendo para que finalmente durma, mas nem sempre isso é possível.
A insônia te faz, ainda, sofrer com sonolência e lentidão o resto do dia e o corpo cansado por desgaste. Para vencer isso, é fundamental a mudança de hábitos.
Não é apenas ficar horas ininterruptas sem dormir que atrapalha a qualidade do sono, despertar várias vezes durante a noite ou sentir que o descanso não foi reparador também são características da insônia.
Por isso, é fundamental prestar atenção nas suas noites, porque o distúrbio pode ser reflexo de diversos fatores que exigem mudança de hábitos para melhorar.
Mudança de hábitos para acabar com a insônia
A insônia pode acontecer por diversos fatores como consumo exagerado de café, estresse, depressão, distração, entre outros. É comum que determinado evento também atrapalhe a qualidade do sono, como a véspera de uma prova ou de uma entrevista de emprego, por exemplo.
As consequências de uma noite mal dormida podem ser terríveis a curto, médio e longo prazo, levando até mesmo a risco de insuficiência cardíaca e derrame. Então, não é brincadeira quando eu digo para realmente ter uma qualidade de sono que supra a necessidade do organismo, nem que para isso seja necessário toda uma mudança de hábitos.
Quando eu falo em mudança de hábitos, estou me referindo a uma boa higiene do sono, que consiste em alguns comportamentos que ajudam a dormir melhor, como tirar a TV do quarto, praticar atividades físicas, não beber café depois das 17 horas, não mexer no celular quando já estiver deitado e não beber líquidos quando estiver prestes a dormir, por exemplo.
A mudança de hábito também deve ser levada a sério nas seguintes questões:
- Dormir e acordar no mesmo horário em todos os dias da semana;
- Não assistir TV na cama;
- Não ingerir café após as 17h;
- Deixar o quarto escuro;
- Deixar o quarto limpo e organizado;
- Não se exercitar próximo ao horário de dormir;
- Não ingerir bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir.
Para que você tenha uma mudança de hábito e garanta uma boa noite de sono, eu posso te ajudar. Com o meu e-book você vai entender como dominar seus hábitos para ter mais saúde e qualidade de vida. Clique aqui e conheça o meu livro digital “Domine seus hábitos com a neurociência”!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo