Como seus hábitos podem impactar a saúde
Hábitos são comportamentos, para bem ou para mal, estão constantemente sendo colocados à prova com a promessa de mudanças… que nem sempre vem. A consciência de melhorar a qualidade de vida existe em todo mundo, mas será que as pessoas fazem o mínimo para alcançar isso ou ficam deixando sempre para a próxima segunda-feira? Ter uma rotina mais saudável não pode ser obrigação que surge quando há uma doença, tem que ser pensada muito antes e colocada em prática. Prevenir é realmente mais barato do que remediar!
O que estou fazendo de errado?
Já falamos sobre como os seus hábitos influenciam na saúde, e praticar exercícios físicos, beber água, dormir bem e ter uma alimentação saudável são as medidas mais básicas a serem tomadas. Dizer que não fazer nada disso é prejudicial à saúde é chover no molhado.
Muitas vezes nem paramos para pensar no que fazemos habitualmente, é praticamente um piloto automático. Alguns hábitos nem são vistos como negativos, justamente porque não são refletidos. Tudo o que você faz, gera consequência para o seu corpo e mente. Por exemplo, algumas atitudes podem ser tão nocivas quanto se alimentar mal:
- Ficar muito tempo sentado. A falta de movimentação dá mais barriga do que você imagina. Além de aumentar as medidas abdominais, passar o dia todo na cadeira, sem levantar nem para pegar um copo de água aumenta o risco de desenvolver câncer e problemas cardíacos.
- Isolamento social. Como já disse Tom Jobim, é impossível ser feliz sozinho. Viver isolado do mundo aumenta os riscos de morrer prematuramente. É importante para o corpo e para mente estar em contato com pessoas, realizar trocas, aprender a ter empatia, compartilhar, ouvir e se comunicar.
- Dormir pouco – ou muito! Segundo a Organização Mundial de Saúde, dormir mal aumenta o risco de doenças cardiovasculares em um ritmo que só o vício em cigarro é capaz de fazer. Além disso, dormir demais pode dobrar as chances de desenvolver diabetes e obesidade.
- Exagerar no sol. Perseguir aquele bronzeado de comercial pode ter um alto custo. O sol em excesso, sem proteção, é um grande vilão para o câncer de pele.
A assiduidade cria o hábito. É preciso ter força de vontade e não desanimar nos primeiros dias, até que o cérebro se acostume com a ideia de que a mudança se tornou realmente um hábito. Uma rotina regular de práticas saudáveis gera benefícios a curto, médio e longo prazo.
Para saber mais sobre o poder da transformação dos hábitos, acesse este link e conheça o meu e-book.