Decisão Racional é Rara
Será que realmente o ser humano é um animal racional?
Será que todas as decisões que você toma são baseadas na razão?
Alguns cientistas, inclusive ganhadores de Prêmio Nobel, como Daniel Kannemann, acreditam que não.
A maioria das decisões que as pessoas tomam são emocionais.
Imagine que você vai comprar um som para o seu carro que custa 400 reais. Mas numa loja que fica a uma hora de carro da sua casa, estão vendendo um som idêntico a esse, por 300 reais.
A pergunta é simples: “num sábado de manhã, sem ter nada para fazer, você iria até essa loja para economizar 100 reais?”
Essa pergunta foi feita a universitários americanos das maiores universidades dos EUA, e a maioria respondeu que sim, que iria.
Então fizeram uma outra pergunta: “supondo que você quisesse comprar um carro, no valor de 30.000 reais, e na mesma loja onde tem o som mais barato, existe o mesmo carro, porém, custando 29.900 reais. Você iria até essa loja para comprar o carro?”
A maioria das pessoas responderam que não.
Ou seja, as pessoas iriam até a loja para economizar 100 em 400, mas não iriam até a loja para economizar 100 em 30.000. Por quê?
Porque no fundo as pessoas comparam, elas percebem que 100 em 400, é 25% de economia, porém, 100 em 30.000 elas acham muito pouco.
Mas no fundo, você gasta o mesmo tempo para ganhar 100 reais, sem diferença.
Isso demonstra porque a decisão é baseada na razão.
Então, diante de tantas decisões importantes na vida, é preciso parar e pensar, algumas vezes até adiar a decisão para outro dia, para se ter um tempo pra refletir.
Todos nós somos vítimas dessas chamadas “ilusões mentais”. São truques que o nosso cérebro provoca.
O que se pode fazer, é em alguns momentos fazer esforço para decidir racionalmente.
Pense nisso e coloque em prática.