Delegue tarefas mais longas para pessoas confiáveis
Delegue tarefas mais longas para pessoas confiáveis
Ser uma pessoa confiável e ter confiança nas pessoas que estão a nossa volta é fundamental na vida pessoal e profissional. Um gestor, por exemplo, precisa saber a quem delegar tarefas mais ou menos complexas. Segundo o vídeo de um consultor americano que assisti recentemente, é necessário que as pessoas tenham interessem em comum para haver uma relação de confiança. Então, se o colaborador pensa como você, tem um objetivo em comum, ele seria confiável.
Na minha opinião, ter afinidades é necessário, mas não suficiente. As pessoas em quem temos confiança, verdadeiramente, são aquelas nas quais podemos depositar a confiança para realizar uma tarefa sem precisar checar o andamento do trabalho sempre.
Assim, até que a pessoa conquiste nossa confiança é necessário verificar com mais frequência se uma tarefa está sendo cumprida. Depois, é possível que você verifique apenas perto de vencer o prazo. Dessa forma,você vai testando qual a tarefa mais longa em tempo que pode delegar a esta pessoa.
A conclusão a que chego é que o sinal mais evidente do nível de confiança que se tem em alguém é a tarefa mais longa que se delega sem conferir. Importante dizer, que cada pessoa terá a sua capacidade de lidar com tarefas conforme a sua complexidade. Portanto cabe a quem tem mais poder perceber e testar qual a tarefa que pode delegar para cada um e se algo der errado, pode ser que ele delegou mais do que o outro era capaz de executar.