O segredo das 10.000 horas
Quantidade é sinônimo de qualidade? Em alguns casos, sim!
Malcom Gladwell, em sua obra Outliers, traz um conceito muito interessante acerca da vantagem competitiva na atualidade. Segundo ele, toda pessoa que chegou no nível internacional de excelência praticou pelo menos 10 mil horas – o que corresponde a 3 horas por dia durante 10 anos. Assim, é fácil compreender que a prática leva à perfeição.
Contudo, é importante pensar se vale à pena tamanho esforço em todas as áreas da vida. Digo, buscar a excelência em todas as áreas pode ser um desperdício de tempo e energia, que poderiam ser investidos em outras atividades.
A grande questão é que a vantagem competitiva, na atualidade, se refere a aprender mais rápido e executar mais rápido. Portanto, buscar o perfeccionismo é um erro. É preciso aprimorar a prática para fazermos bom o suficiente, e então partirmos para a próxima demanda. Usualmente, não temos essa percepção, pois temos críticas internas muito profundas.
No meu e-book Mini-Hábitos, explico em mais detalhes como pequenos hábitos do cotidiano podem fazer total diferença na conquista de seus objetivos. Baixe gratuitamente clicando no botão abaixo:
Baixar ebook: O Poderoso Mini-Hábito
Nosso senso de perfeccionismo nos paralisa, pois não somos capazes de aceitar que não estamos dando nosso melhor. Assim, estagnamos em alguma demanda, ou simplesmente não começamos. Temos dificuldade em lidar com o erro, especialmente quando somos nós a cometê-lo.
Perceber esse paradoxo é uma importante chave para conseguir evoluir em diversos aspectos da vida. Só vamos reduzir nosso volume de erros, em qualquer área, errando! Sim, a prática é a estratégia que vai te impulsionar no caminho da melhoria contínua. Então, certo ou errado, sabendo ou não como, faça. Apenas a prática vai te conduzir à maestria, em qualquer atividade que escolher.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo