Gestão de Prioridades
Priorizar significa tomar decisões relevantes e direciona-las de acordo com o seu foco, mas não é bem assim que organizamos nossas prioridades, não é mesmo?
Nossas prioridades parecem modificar a todo tempo. No momento em que existe várias situações, fica até complicado reconhecer o que é prioridade, mas manter o foco e entender o que é de grande importância ou que não tem tanta relevância nos remete à organização que devemos ter na hora de priorizar alguma atividade.
Certamente, você tem diversas tarefas a serem concluídas e elas interagem umas com as outras, podendo ocorrer uma grande confusão na hora de entender e organizá-las na ordem exata que elas devem ser executadas. Normalmente gastamos nosso tempo com tarefas que não tem tanta importância e que, geralmente, não nos traz grandes benefícios. Na representação do vídeo acima, conseguimos enxergar também o quanto tendemos a deixar as principais tarefas para o último plano, o que pode acarretar em atrasos de entrega de atividades e o início de um grande conflito entre essas prioridades e o indivíduo.
Veja algumas dicas para organizar suas prioridades:
- Faça uma lista com todas as atividades que devem ser executadas;
- Enumere-as pelo grau de importância;
- Em primeiro plano, execute aquelas que tem um grau maior de dificuldade e também aquelas que demandam mais tempo e esforço;
- Apenas execute as tarefas de nível baixo (pouca importância) quando todas as outras estiverem prontas.
A conclusão de uma atividade sempre nos traz satisfação, por isso dizemos que é essencial priorizá-las em ordem de dificuldade decrescente, ou seja, das tarefas de maior para menor importância. Mantenha-se em foco e elimine qualquer tipo de distração que possa ter durante a execução de qualquer uma das tarefas, sejam elas fáceis ou complicadas. É certo que você verá o seu dia render e, provavelmente sobrará um pouco mais de tempo para atividades que lhe traz prazer e outras tantas alegrias.
“O ideal é não priorizar a sua agenda e sim agendar as suas prioridades.”
– Bárbara Coré
Veja também o vídeo para complementar sua leitura: 5 estratégias para controlar as emoções.