Glucosamina /Condroitina comparável a antiinflamtório
Um ensaio clínico sobre a glucosamina relatado on-line em Janeiro de 2015 no Annals of the Rheumatic Diseases mostrou que a glucosamina e sulfato de condroitina é tão eficaz como o anti-inflamatório não esteróide (AINE) celecoxib para aliviar os sintomas de osteoartrite do joelho.
Os AINEs, tais como celecoxib oferecem alívio sintomático, mas têm sido associados a efeitos cardiovasculares e gastrointestinais adversos que levaram a preocupações ao seu uso a longo prazo.
No estudo duplo-cego, 606 homens e mulheres com osteoartrite do joelho, resultando em dor moderada a grave receberam 500 miligramas (mg) de cloridrato de glucosamina mais 400 mg de sulfato de condroitina três vezes ao dia ou 200 mg de celecoxib por dia durante seis meses. Foram testados antes e no final do estudo, características como a dor dos participantes, função, rigidez, inchaço, derrame (acumulação de fluido), e necessidade de medicação analgésica (acetaminofeno).
Ao final do julgamento, a redução nos níveis de dor foi semelhante entre o grupo de glucosamina/condroitina e aqueles que receberam celecoxib. Rigidez diminuiu em 46,9% no grupo de glucosamina/condroitina e de 49,2% no grupo celecoxib. Além disso, ambos os grupos tiveram uma redução de 50% ou mais no inchaço das articulações e derrame.
“Estes resultados confirmam que a combinação de sulfato de condroitina e cloridrato de glucosamina provou não ser inferior ao celecoxib na redução da dor” disse o autor Marc C. Hochberg, da Universidade de Maryland. “Não foram encontradas diferenças em relação à rigidez, limitações funcionais, inchaço das articulações e derrame após 6 meses de tratamento em pacientes com dor de osteoartrite do joelho, e a combinação tem um bom perfil de segurança e tolerabilidade”.
Obs: Sempre consulte seu médico sobre o uso ou mudança de medicamentos.
Então é bom? Já estava desistindo, porque li outro artigo falando o contrário….eu estou tomando por causa de um esporão de calcâneo que está demorando para desinflamar.