Meditação: bons resultados com pouco esforço
Mesmo a prática muito breve de meditação – apenas 75 minutos distribuídos em três dias – pode reduzir a reação psicológica a eventos estressantes.
A conclusão vem de um estudo que também descobriu que as curtas sessões de treinamento eram mais benéficas para aqueles que eram naturalmente menos conscientes em suas vidas cotidianas. O autor principal, J. David Creswell, explicou a motivação para o estudo: “Mais e mais pessoas relatam usar práticas de meditação para redução do estresse, mas sabemos muito pouco sobre o quanto você precisa fazer para reduzir o estresse e trazer benefícios para a saúde”.
Muitos estudos anteriores sobre meditação analisam os efeitos de cursos de 8 ou 10 semanas: um período de tempo que não é prático para muitos. Para este estudo, 66 participantes receberam três sessões de treinamento de 25 minutos em dias consecutivos, da seguinte forma
- Em um grupo de controle, metade dos participantes analisou de forma crítica uma poesia para melhorar suas habilidades de resolução de problemas.
- Em um grupo de meditação, a outra metade dos participantes praticou os conceitos básicos de meditação mindfulness: como se concentrar em sua respiração e concentrar a atenção no momento presente.
Após as breves sessões de treinamento, as pessoas tiveram que dar um discurso estressante e completar tarefas de matemática em frente a um painel de avaliadores de rosto severo. Uma vez concluído, eles foram questionados pelos pesquisadores sobre a quantidade de estresse que sentiram durante os testes e forneceram uma amostra de saliva para medir os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”.
Aqueles no grupo de meditação mindfulness relataram sentir-se menos estressados, embora seus níveis de cortisol tenham aumentado. Os pesquisadores acreditam que isso reflete um duplo efeito da meditação. Ela não só faz você se sentir menos estressado, mas também representa um enfrentamento mais ativo e um maior envolvimento com a tarefa, razão pela qual os níveis de cortisol foram maiores.
Cresswell continuou: “Quando você aprende práticas de meditação e mindfulness, você deve trabalhar cognitivamente nelas – especialmente durante uma tarefa estressante. Esses esforços cognitivos ativos podem resultar em uma sensação menos estressante, mas também podem ter custos fisiológicos com a maior produção de cortisol “.
Adaptado de Psy Blog