Mindfulness é tão eficaz quanto remédios para depressão profunda
Estudo comprova os benefícios de Mindfulness para o controle de depressão
Recaída é um aspecto comum e devastador da depressão profunda, uma doença mental que afeta cerca de 15 milhões de americanos. O tratamento preventivo habitual é o uso prolongado ou controlado de antidepressivos. Porém, recentemente, um novo estudo publicado no jornal inglês The Lancet sugere que a terapia Mindfulness também pode ser muito eficaz na prevenção de recaídas.
As taxas de recaída são elevadas: mais da metade das pessoas que sofrem de um episódio de depressão vão ter uma recaída pelo menos uma vez em suas vidas e cerda de 80% das pessoas que tiveram dois episódios vão sofrer outra recaída.
No entanto, como o Dr. Richard Byng, psicólogo da Escola Peninsula de Medicina e Odontologia da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, e um dos autores do estudo, observou: “há muitas pessoas que, por uma série de razões diferentes, não são capazes de manter uma rotina de medicação para a depressão. Além disso, muitas pessoas não desejam permanecer usando medicação por períodos indefinidos, ou não podem tolerar os efeitos colaterais”.
O estudo, realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, comparou os resultados da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness com os dos antidepressivos controlados entre 424 adultos com depressão profunda recorrente. Os pesquisadores pediram para que metade dos participantes continuassem tomando seus medicamentos, enquanto a outra metade diminuisse a medicação e experimentasse a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness.
O grupo de Mindfulness participou de sessões de duas horas semanais durante oito semanas, que consistiam em práticas de Mindfulness guiadas, discussão em grupo e outros exercícios cognitivo-comportamentais. Eles também praticaram em casa diariamente e, após o término das sessões em grupo, tiveram a oportunidade de receber quatro sessões de acompanhamento ao longo do ano seguinte.
RESULTADO
As avaliações periódicas para os episódios de depressão profunda ao longo dos dois anos seguintes encontraram taxas semelhantes de recaídas entre o grupo que praticou a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (44%) e o grupo que tomou antidepressivos (47%).
Como o Mindfulness trabalha na depressão?
Isso é explicado porque, usando meditação, as pessoas aprendem a separar-se da influência dos humores imediatos. Elas aprendem a identificar padrões de pensamentos negativos e como responder de forma produtiva, ao invés de se afundar em pensamentos obsessivos e reincidentes em depressão.
Dr. Zindel Segal, psicólogo da Universidade de Toronto e co-desenvolvedor da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness, explicou que interromper os pensamentos negativos permite que as pessoas encontrem alegria no momento presente.
Segal explica que “Mindfulness, em sua essência, é ensinar as pessoas a praticar a atenção plena. Ele ensina as pessoas a como lidar de forma mais inteligente com suas emoções. É uma meditação que realmente ajuda as pessoas a encontrar estados difíceis da mente e, entendendo como eles funcionam, podem escolher respostas mais adaptativas ao invés de respostas habituais”, explica.
As novas descobertas do estudo dão mais evidências clínicas de que as terapias baseadas em Mindfulness podem competir com a psicoterapia tradicional e a intervenção farmacêutica no tratamento da depressão profunda.