Estudantes se beneficiam com a prática de Mindfulness
Mais do que qualquer época, final de ano é momento dedicado a preencher a mente com fórmulas, regras e dados para qualquer estudante que vá fazer vestibular e Enem. Porém, segundo um estudo publicado na revista Psychological Science, da Associação de Ciência Psicológica dos Estados Unidos, esvaziar a cabeça pode ser uma ideia mais produtiva.
Uma pesquisa realizada com universitários que se submeteram ao Graduate Record Examination (GRE) – uma prova de habilitação para diversos programas de pós-graduação e mestrado nos EUA e na Europa -, constatou que Mindfulness melhorou o desempenho desses alunos, que tiveram um raciocínio verbal melhor.
Além de aliviar o estresse e melhorar a saúde das pessoas, o novo estudo mostra que a meditação da Atenção Plena realmente pode ajudar estudantes a ter uma performance melhor em provas e testes, melhorando habilidades como memória e compreensão de leitura.
“Nossos resultados sugerem que a técnica de Mindfulness é eficaz e eficiente para melhorar a função cognitiva, com efeitos abrangentes em estudantes”, afirmam os pesquisadores da Universidade da California em Santa Bárbara, que conduziram o estudo.
Na pesquisa, com 48 universitários, um grupo fizeram o treinamento de Mindfulness enquanto o outro grupo foi designado a ter aulas de nutrição, ambos por duas semanas. O grupo da meditação teve oito sessões de 45 minutos. Os exercícios eram complementados nas atividades diárias, quando eles tinham que colocar a técnica em prática, e em casa, onde precisavam meditar por pelo menos 10 minutos adicionais.
Na primeira metade do treinamento, os estudantes se sentavam sobre almofadas, em círculo. O instrutor os conduzia, pedindo que focassem a atenção em algum aspecto sensorial, como a respiração, o gosto de uma fruta ou o som de uma gravação. Nos 25 minutos finais, os universitários recebiam lições sobre Mindfulness e compartilhavam as experiências pessoais, vivenciadas durante o treinamento.
A outra parte dos alunos, designados para aulas de nutrição, aprenderam estratégias alimentares saudáveis e foram convidados a manter um diário alimentar durante essas semanas.
Todos os participantes fizeram o teste do GRE uma semana antes das práticas de Mindfulness e Nutrição e uma semana depois. Os pesquisadores descobriram que aquelas que foram submetidos à meditação tiveram um desempenho melhor no teste: 16% superior foi a média de nota desse grupo em relação ao primeiro teste realizado por eles mesmos.
“É incomum ter resultados diferentes em testes tão rigorosos. Eles melhoraram o desempenho tanto na compreensão da leitura quando na capacidade de memória”, afirmou o pesquisador Michael Mrazek.
Para Ellen Langer, professora de psicologia da Universidade de Harvard, é preciso ter consciência dos pensamentos para se livrar daquilo que não é mais necessário. “Temos a tendência de segurar as coisas na nossa mente, apesar do fato de que tudo está em constante mutação. Se abrirmos nossa mente para isso, um mundo de possibilidades vai se apresentar. Depois de mais de 40 anos de pesquisas, parece claro que, se você consegue esvaziar seu pensamento e se concentrar plenamente no que realmente importa, isso fará uma grande diferença em cada aspecto da sua saúde e do seu bem-estar: da competência nos estudos e no trabalho à longevidade. É importante lembrar que pessoas de qualquer idade podem meditar e nunca será tarde para se beneficiar de Mindfulness”, afirma
Presente em religiões e filosofias orientais há milênios, a prática migrou do campo espiritual para os campos da psicologia. Na abordagem cognitiva-comportamental, tem sido utilizada para desenvolver o autocontrole e o autoconhecimento, melhorar a concentração e aliviar o estresse. Sendo possível exercitar em qualquer atividade do cotidiano, como na alimentação, no trânsito, no trabalho e também nos estudos. Não tem que, necessariamente, estar sentado de pernas cruzadas e olhos fechados para chegar ao nível pleno de consciência.