O aquecimento das gorduras
Existe vários tipos de gorduras: saturadas, insaturadas e as trans saturadas. Entre todas elas, existem as que fazem bem à nossa saúde e outras que trazem malefícios. Conheça!
É de grande importância saber que nenhuma gordura é igual a outra. Elas estão disponíveis em diversos alimentos em três tipos diferentes: as gorduras trans saturadas, saturadas e insaturadas. Enquanto as duas primeiras trazem uma série de prejuízos ao organismo, a última auxilia na redução os triglicérides. Para que se tenha uma dieta balanceada é necessário que o indivíduo conte corretamente a quantidade de gorduras que são ingeridas por dia e saiba diferenciar os prós e contras desses três tipos de gorduras.
As gorduras saturadas
Elas são derivadas de produtos de origem animal e encontradas principalmente em carnes vermelhas, brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte e azeite de dendê, bacon e muitas outras. A gordura saturada é considerada uma gordura maléfica para o organismo humano, por oferecer o aumento do colesterol ruim, causador de problemas no coração. Indivíduos que possui uma dieta balanceada, a ingestão sugerida dessa gordura pode chegar no máximo de 20 gramas por dia.
As gorduras insaturadas
Essa gordura é de origem vegetal, encontrada em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros. Ela faz com que o colesterol ruim diminua no organismo, porém, consumida em excesso pode causar doenças coronarianas. Em uma dieta rigorosa, recomenda-se consumir no máximo 44 gramas de gordura insaturada por dia. Em relação a gordura saturada, a insaturada não traz tantos malefícios quando consumida corretamente.
As gorduras trans saturadas
A gordura trans é formada por um processo químico denominado de hidrogenação. Durante o processo são usadas as gorduras vegetais, porém ela é transformada em ácido graxo trans. Ela não oferece nenhum benefício a saúde e pode trazer diversos danos ao organismo, entre eles: aumento da taxa de colesterol ruim no sangue e ao mesmo tempo faz com que a taxa de colesterol bom tenha uma queda. É facilmente encontrada em alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, biscoitos, sorvetes, etc. É recomendado consumir no máximo 2 gramas ao dia de alimentos com gorduras trans.
É importante esclarecer que as gorduras saturadas e insaturadas tem diferentes origens, como citadas acima. As saturadas afetam de forma negativa o organismo, enquanto as insaturadas afetam positivamente. As gorduras trans são resultados de um processo químico, que afetam apenas negativamente a saúde do indivíduo. Saiba medir o consumo dessas gorduras para não atrapalhar sua saúde.
Para complementar sua leitura, acesse o link e baixe gratuitamente o E-book “Gorduras que matam, gorduras que curam”.
Excelente esclarecimento!!