O executivo como atleta corporativo
O Dr. Frederico Porto, médico psiquiatra e nutrólogo, participou do Comitê Estratégico de Recursos Humanos na sede da Amcham Brasil, em São Paulo, e deixou uma mensagem sobre o estresse no ambiente corporativo. Acompanhe o vídeo e veja abaixo alguns trechos importantes da palestra.
Como somos seres vivos, precisamos de tempo para recuperação, mas a vida moderna não nos permite ou também nós mesmos não nos permitimos ter acesso a esse tempo de nos recuperar. Não é o excesso de trabalho que mata, é a falta de descanso. O segredo é alternar trabalho com descanso.
Com a ausência dessa alternatividade, o estresse começa a tomar conta do espaço de forma crônica, ou seja, tende a ser um estresse diário ou repetitivo e afetar com outros sintomas, como tensões musculares, gastrites, insônia, palpitação cardíaca e até chegar numa depressão.
O executivo que se sente estressado deve tomar algumas providências. Antes de tudo é necessário se perceber do ponto de vista físico, emocional, mental e espiritual. Gerenciar esses campos da vida é o primeiro passo para fugir até mesmo dos sintomas que causam estresse.
O estresse é a doença do mundo moderno e, com isso, ela é vista por alguns como uma qualidade. Mas a verdade é que não importa o que você faça para adquirir tranquilidade, o essencial é focar nos resultados, e não é necessário “se matar” para alcançá-los. Comporte-se como um atleta corporativo, busque o foco na entrega de melhores resultados e cuide-se de si mesmo.
Veja também o vídeo Controle as emoções do seu dia.