O que atrapalha a produtividade?
Não importa qual a profissão que você exerce, sempre tem algo que de alguma forma nos tira a atenção. Mas o que fazer para manter o foco e aumentar a produtividade?
Sempre temos muitas coisas para fazer no decorrer do dia, seja no trabalho ou até mesmo em casa. No entanto, nem sempre realizamos todas as tarefas que foram planejadas e isso acontece por diversos motivos. Perdemos tempo com várias distrações que vão surgindo, como as notificações nos smartphones, recebimento contínuo de e-mails e até mesmo trabalhando em tarefas que não são tão essenciais para o momento..
Entre as atividades que devem ser feitas existe diversos empecilhos que vão surgindo no decorrer do dia. Aumentar a produtividade em meio a era digital é uma tarefa complicada, visto que as redes sociais estão em primeiro lugar no ranking das três tarefas que mais nos faz perder o foco. Controlar o tempo em que você consome rolando seu feed de notícias pode ser um ótimo começo, pois nele você pode encontrar alguma nota que vai lhe fazer perder o foco para o resto do dia. Outro contratempo que devemos evitar é passar muitas horas no YouTube, por ter vários conteúdos que você pode se interessar, isso toma uma grande parte do nosso dia e da nossa atenção.
Parece não ser de grande importância, mas que faz toda diferença é a desorganização. Manter em ordem sua mesa de trabalho limpo e o seu desktop organizado pode lhe trazer um ambiente mais agradável – as pastas das quais você mais utiliza devem ficar mais acessível e devidamente nomeadas, até mesmo para facilitar o alcance caso você a perca.
Outro inimigo da produtividade são os colegas de trabalho. Não que você deva parar a comunicação com eles, mas sim encontrar momento mais oportuno para o diálogo. Ser incomodado a toda hora para comentar sobre assuntos que não seja profissionais não trará benefícios que te ajudará a subir sua produtividade.
Peter Economy, do site Inc. listou pontos importantes para lhe ajudar aumentar sua produtividade e fazer mais tarefas em menos tempo. Confira:
- Diminua a quantidade de coisas na sua lista de tarefas, dê prioridades;
- Mude o design da sua lista;
- Diminua o tempo das suas atividades, permita-se desafiar;
- Fuja do “peso morto”, evite gastar tempo em tarefas que não tem sido funcional;
- Pare de fazer tudo sozinho, envolva outras pessoas nas suas atividades;
- Acredite em si mesmo! Somos humanos e não máquinas. Se está se sentindo improdutivo, faça mudanças, mude de lugar onde está sentado, caminhe por outros ares;
- Inspire-se em ideias de famosos. Conheça produções de figuras ilustres e o que eles faziam para buscar inspiração. Você sabia que Woody Allen encontrava sua produtividade e criatividade após tomar vários banhos por dia?
- Continue aprendendo! Nunca deixe de estudar, de se permitir ficar curioso por algum assunto ou para conhecer algum ambiente que ainda não teve oportunidade de ir;
- Use a “regra dos cinco minutos”! Desafie-se focar em uma tarefa por cinco minutos sem interrupções;
- Pare com as interrupções! Distancie de distrações. Não cheque as redes sociais e e-mails a todo momento. Desconecte-se!
Para que tudo isso possa realizado com sucesso é essencial ter foco, mas sabemos que na prática tudo se torna mais complexo e requer esforço e exercício. Encontre o que lhe traz de volta para o foco, como praticar o Mindfulness ou escutar música enquanto trabalha – especialmente música clássica, que além de auxiliar no foco, esse hábito ajudar a quebrar bloqueios criativos e manter a calma.
Complemente sua leitura com o artigo Mindfulness ajuda você a viver e trabalhar dando o seu melhor.
Excelente as dicas. Vou procurar colocar na rotina do trabalho e da vida pessoal.