O segredo para o controle emocional
Um melhor controle emocional está ligado a menores níveis de depressão e ansiedade.
Pessoas com níveis mais baixos de depressão e ansiedade tendem a variar sua estratégia de controle emocional com sucesso, dependendo se a situação pode ou não ser explicada racionalmente, é o que descobriu um novo estudo publicado no periódico Psychological Science.
Segundo o Dr. Peter Koval, um dos autores do estudo: “Nossos resultados são cautelosos contra uma abordagem de ’uma estratégia para todos’, o que pode uma solução tentadora para se recomendar com base em muitas descobertas anteriores sobre a reavaliação da situação como uma estratégia para regular a emoção. Simplesmente usar uma mesma estratégia de regulação de emoção dada em todas as situações pode não levar aos melhores resultados – em vez disso, a regulação da emoção contextualmente apropriada pode ser mais saudável “.
Para o estudo, um grupo de pessoas foi acompanhado ao longo de uma semana. Eles foram convidados a indicar como controlavam suas emoções e quanto de controle eles tiveram sobre a situação. As pessoas com os níveis mais elevados de saúde mental tendiam a mudar sua estratégia com base em quanto de controle elas tinham. Quando elas tinham menos controle – em outras palavras, quando não podiam mudar as coisas – tendiam a reavaliar a situação.
A reavaliação envolve pensar em uma situação de maneira diferente. Por exemplo: “fui rejeitado de forma romântica, mas pelo menos eu tentei, talvez da próxima vez eu tenha mais sorte“.
No fim das contas, segundo o Dr. Koval: “descobrimos que as pessoas com maior bem-estar aumentaram o uso da reavaliação à medida que os contextos se tornaram menos controláveis, enquanto os indivíduos com menor bem-estar mostraram o padrão oposto”.
Ou seja, quando a situação pode ser alterada, é melhor deixar suas emoções -quaisquer que sejam – motivar essa mudança, em vez de tentar mudar as emoções. Quando a situação não pode ser alterada, no entanto, é melhor tentar mudar a emoção.
Adaptado de PsyBlog