Oportunidades: você sabe como aproveitá-las?
O sucesso muitas vezes é o resultado das oportunidades que a vida nos dá para exercitar, através de nossas atitudes, os talentos que temos.
Para as mudanças em sua vida acontecerem, é preciso três elementos: talento, atitude e oportunidade. Mas não adianta ter talento e atitude se as oportunidades não surgirem na sua vida. Elas são mais do que uma simples ação do acaso: é o efeito colateral.
As oportunidade podem surgir de duas formas: ou elas vêm ao nosso encontro ou nós vamos ao encontro delas. No primeiro caso, muitas vezes aparecem em forma de problemas, o que acarreta nas maiores mudanças que fazemos na vida. Ou elas aparecem por acaso, por motivos desconhecidos.
Na segunda forma, ir ao encontro das oportunidades, elas se tornam um efeito colateral das nossas ações. Você só tem que agir; colocar-se em movimento. Seu controle termina aí, você não sabe o que vai acontecer depois. E assim que surgem as grandes realizações de nossas vidas. Você provavelmente não saiu de casa um dia dizendo que se casaria com certa pessoa. Você foi a algum lugar, conheceu alguém, namorou e, assim, casou. Adaptando o que diz John Lennon na música Beautful Boy: a vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos.
Porém, é preciso ficar atento, porque a oportunidade só tem valor quando encontra alguém preparado para aproveitá-la. Do contrário, são grandes as chances de desperdiçá-la. É fácil dizer quantas sementes têm dentro de uma maçã, difícil é dizer quantas maçãs têm dentro de uma semente.
Não desista de lutar por seus sonhos! Mantenha-se disposto a aprender sempre e, quando chegar lá, tenha humildade, pois o acaso pode ter ajudado mais do que você imagina.
Para ir ao encontro das oportunidades, e não depender apenas do acaso, é preciso ficar atento, ter atitude e desenvolver o seu talento para aproveitá-las ao máximo. Pode ser que ali está o próximo grande passo da sua carreira ou a sua realização na vida pessoal.