Os três líderes de mudança
Num ambiente corporativo, além de pessoas com habilidades distintas, é importante haver líderes capazes de conduzir a mudança.
Segundo o consultor inglês David Miller, fundador da Changefirst, que já atuou na gestão de mudança de organizações em mais de 35 países, três papéis principais da liderança de mudança são necessários: sponsors, influenciadores e agentes de mudança. No livro Gestão de mudança com sucesso, ele explica a parte que cabe a cada um:
Sponsors são responsáveis pela implementação das mudanças em sua área de responsabilidade. Portanto, esse papel cabe a cada gestor. Os sponsors lideram com atos, comunicam as mudanças de forma consistente e congruente e constroem uma forte rede de apoio com outros sponsors.
Influenciadores lidam com poderes informais importantes. Essse papel pode ser desempenhado por advogados (conseguem persuadir as pessoas sobre os benefícios da mudança); conectores (angariam aliados e suporte), controladores (controlam o acesso às pessoas e informações) e especialistas (técnicos com a credibilidade reconhecida pelos membros da organização).
Agentes de Mudança trabalham com sponsors para planejar e executar as tarefas ou atividades que possibilitam às pessoas se adaptarem às mudanças, e asseguram que estas estejam totalmente implantadas. Eles geralmente não têm poder formal suficiente e precisam persuadir as outras pessoas a trabalharem em prol da mudança.
Mas é importante saber que para liderar essa mudança, é preciso se preparar, pois ela é cheia de incertezas, ambiguidades e pode exigir muito de você.
Se você tem um desses três líderes, é importante tê-lo ao seu lado para atingir os objetivos que você almeja. Desta forma, a mudança será eficaz.