Perfeição não existe, então não se critique!
Vamos falar de perfeição?
Algumas vertentes da psicologia acreditam que temos nossa mente dividida em subpersonalidades. E uma dessas partes é chamada “o crítico”. É aquela voz interior que nos critica continuamente. Aliás, dizem que se nós falássemos pras outras pessoas o que falamos para nós mesmos, nós não teríamos nenhum amigo na vida. Então muitas vezes somos bastante críticos.
E de onde vem esse crítico?
Ele é internalizado durante a nossa infância, provavelmente pelos erros que nós somos apontados. Por exemplo, você vai pra escola e a sua professora, que te ensinou a escrever, provavelmente pontuou muito mais os seus erros do que os seus acertos. Então esse “crítico” é muito forte dentro de você.
Eu sempre gosto de me pautar por um ditado muito bonito que diz o seguinte: “comece algo de medíocre na sua vida ao invés de ficar sonhando com a perfeição“. Se o seu “eu” for um crítico muito forte, isso te inibe a dar o primeiro passo em qualquer atividade. Erros vão acontecer e o crítico vai “pisar” em você por causa desses erros.
Então sempre considere o erro como um sinal de aprendizagem e não de incompetência. Sempre dê um passo de cada vez entendendo que a perfeição não existe e, muitas vezes por buscarem a perfeição, as pessoas não fazem nada.
Pense nisso, coloque em prática e até a próxima!