PHOTOSHOP MENTAL: CONFABULAÇÃO
Já aconteceu de você contar uma história de uma forma e outra pessoa que esteve presente de outra? Você tem certeza de que está certo e o outro sujeito também. No entanto, saiba que todos dois podem estar errados ou certos, depende do ponto de vista. A realidade é uma mentira que inventamos para nós mesmos e na qual acreditamos sem contestar.
Para citar um caso extremo, veja o caso dos pacientes com síndrome de Korsakooff. Eles têm perda de memória recente, só se lembram do passado, daí inventam histórias para substituir o que aconteceu em curto prazo e acreditam em vez de ficarem confusos. É o que chamamos de confabulação.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, criar realidades não é exclusividade de quem sofre com doenças que tenham como consequência a perda da memória. Todo ser humano faz isto o tempo todo. Nosso cérebro tem necessidade de preencher os espaços vazios de nossa memória. Os detalhes desaparecem e o quadro geral persiste. Sua mente te engana e você segue a vida normalmente, confabulando. Não vivemos sem justificar tudo que fazemos na vida, mesmo que fantasiosamente.
Talvez isto justifique vários desentendimentos em família ou até mesmo no trabalho. Antes de sustentar uma discussão, um conflito verbal, lembre-se que você pode ter criado uma realidade que o agrade e a pessoa outra. No caso dos ambientes corporativos uma dica é documentar todos os processos de trabalho, reuniões. Assim, quando dois começarem a discutir e não chegarem a um acordo basta checar. Pode ser que ambos os lados se surpreendam com o que aconteceu de fato.