A pílula que diminui o bem-estar das mulheres
As mulheres relataram humor mais deprimido, assim como redução do autocontrole e energia.
A forma mais comum da pílula anticoncepcional diminui o bem-estar das mulheres, revela uma nova pesquisa. As mulheres que tomaram uma combinação de etinilestradiol e levonorgestrel -uma combinação comum- relataram mau humor, perda de autocontrole e de energia.
O resultado foi observado em comparação com um grupo de controle que tomou placebo. O Dr. Niklas Zethraeus, autor do estudo, disse: “Apesar de cerca de 100 milhões de mulheres ao redor do mundo usarem pílulas anticoncepcionais, nós sabemos surpreendentemente pouco sobre o efeito da pílula sobre a saúde das mulheres. A base científica é muito limitada no que diz respeito ao efeito de pílulas anticoncepcionais sobre a qualidade de vida e a depressão e há uma grande necessidade de novos estudos.”
Para a pesquisa, 340 mulheres saudáveis receberam a pílula anticoncepcional ou um placebo. O experimento foi “duplo cego”, o que significa que nem os pesquisadores nem os participantes sabiam quem estava recebendo qual pílula. Após três meses, as mulheres que tomaram a pílula relataram uma menor qualidade de vida geral. Elas também disseram que tinham menos autocontrole, pior humor e menos energia.
No entanto, não houve diferença entre os dois grupos quanto aos sintomas de depressão. A pílula anticoncepcional só fez uma pequena diferença na qualidade de vida, mas isso ainda pode ser importante para aquelas mulheres que a tomam. O Dr. Zethraeus disse: “Isso pode, em alguns casos, ser uma causa contributiva de baixa conformidade e uso irregular de pílulas anticoncepcionais. Esta possível degradação da qualidade de vida deve ser analisada e levada em consideração em conjunto com a prescrição de pílulas anticoncepcionais e ao escolher um método de contracepção.”
A combinação de etinilestradiol e levonorgestrel é uma combinação usada mundialmente porque está associada a um menor risco de coágulos sanguíneos.
→ Importante ressaltar que, se você se identificar com este artigo, somente suspenda sua pílula com orientação médica, para não correr o risco de uma gravidez indesejada.
Adaptado de Psy Blog