Planejamento e motivação
Os hábitos de pessoas produtivas.
Você aproveita bem suas manhãs? Os primeiros 15 minutos de trabalho são importantes para determinar se o resto do seu dia vai ser produtivo, ou cansativo e frustrante. Se você começar o seu dia confuso dificilmente conseguirá lidar com os desafios que certamente irão surgir. Está é uma boa hora para definir suas prioridades e pensar em suas estratégias.
Muito já se falou sobre ser “produtivo”, acreditava- se que ser uma pessoa produtiva estava diretamente relacionado a produção de massa, mas hoje um olhar mais apurado se voltou para essa questão e vemos produtividade de uma forma muito mais humanizada, onde continuamos esperando resultados. Hoje espera-se muito mais que resultados financeiros de um profissional, é muito importante que ele seja capaz de fazer as escolhas certas, saiba planejar seu tempo, suas tarefas e esteja sempre em busca da alta performance no seu trabalho. Dando atenção ao que move nossa vida: os hábitos.
Vamos falar um pouco sobre alguns hábitos de profissionais altamente produtivos?
- Tenha um tempo dedicado ao planejamento:
Esse é o passo mais importante.
Faça um planejamento semanal, não podemos resolver tudo de uma só vez. Organize seu tempo de acordo com sua semana de trabalho, não esqueça de deixar espaços abertos para as questões que surgirem ao longo do caminho. Reserve de 10 até 15 minutos, de manhã ou à noite, para ajustar sua agenda, tarefas e rever suas metas e objetivos. Mantenha sua agenda bem visível para que possa ser ajustada sempre que necessário.
- Priorize tarefas:
Reveja sua lista de tarefas no início do dia para traçar estratégias mentais de como executá-las. Identifique as três mais importantes, planeje e execute.
- Estabeleça critérios:
É preciso dizer não para algumas coisas e sim para outras. Quando aceitamos todas as tarefas, gastamos energia, tempo, atenção e corremos o risco de não finalizar as tarefas ou perdermos muito em qualidade.
- As tarefas de 2 minutos:
O conceito é bem simples: se aparecer uma tarefa em seu dia e levar menos de 2 minutos para ser feita, faça. Se levar mais tempo, agende um horário ou delegue essa função para outra pessoa.
- Controle sua energia:
As pessoas altamente produtivas sabem exatamente em que parte do dia estão com mais energia, motivadas ou criativas e utilizam isso a seu favor. Ninguém consegue estar 100% motivado e cheio de energia o tempo todo.
- Não faça tudo ao mesmo tempo:
Os “multitarefas” frequentes tendem a ter um desempenho pior ao longo do dia porque tem mais dificuldade em organizar seus pensamentos. Trabalhar em mais de uma tarefa alternadamente, além de não garantir que fique pronta mais rápido, você também pode perder em qualidade.
- Use ferramentas de planejamento:
Agenda do Google, aplicativo no celular, Evernote, caderno de anotações e etc. O que não faltam são sistemas que nos ajudam a planejarmos nosso dia e ficarmos ainda mais produtivos. Pequenas atitudes podem economizar tempo, energia e evitar distrações.
- Dê pequenas pausas no trabalho:
Muitos acreditam que ser produtivo é sinônimo de trabalhar sem parar. Na verdade, é muito importante ter tempo para pequenas pausas para “oxigenar o cérebro”, refletir e focar na tarefa para conseguir o melhor resultado.
- Cuide da sua saúde, respire e relaxe:
Devemos prestar atenção na qualidade do nosso sono, da nossa alimentação e praticar esportes. Pessoas sedentárias tendem a perder energia e se sentirem muito cansadas. É muito importante para a oxigenação do nosso cérebro respirar profundamente, isso faz com que pensemos de forma mais clara e nos permite ficar mais calmos. Muitos profissionais de sucesso se habituaram a fazer relaxamento pela manhã e garantem se sentirem mais motivados ao longo do dia.
São sedutoras, as reflexões do Dr. Frederico. Faz tirar as vendas dos olhos.
Gosto muito destes textos, curtos e objetivos!