Por que a maioria das dietas não funciona?
Se você parar para pensar, notará que a maioria das pessoas que emagrece depois de uma dieta alimentar restritiva volta a engordar depois de um tempo, gerando o que chamamos de “efeito sanfona”. Isso acontece porque o esforço gigantesco feito para manter a dieta gera uma tensão tão grande que, caso a dieta seja quebrada, faz com que a pessoa se entupa do alimento que vinha evitando.
A maioria das dietas da moda faz exatamente isso, proíbe determinados tipos de alimentos de maneira radical, sem realizar uma reeducação alimentar. O problema dessas dietas é justamente por serem tão ortodoxas e quando a pessoa quebra a regra, pensa que fracassou e, portanto, pode se permitir comer o que quiser e na quantidade que quiser. Algumas pessoas comem mais neste momento do que comia antes de iniciar uma dessas dietas.
O proibido é mais gostoso
Talvez você nem gostasse tanto assim de um alimento, mas quando é restringido de comê-lo, automaticamente fica com vontade. É isso que acontece nessas dietas radicais. Funciona mais ou menos assim: não pense em um elefante branco. Provavelmente a imagem de um elefante branco surgiu na sua cabeça de maneira involuntária. É desse mesmo jeito que surgem a imagem de alimentos que a dieta que você adotou te proíbe comer, seja pão, massas, doces ou qualquer outro. Até parece uma tortura.
Fracassar na manutenção da dieta gera culpa, raiva e frustração, o que potencializa o efeito rebote, já que o extravasamento de tudo isso geralmente é comendo de forma compulsiva, principalmente alimentos que dão a sensação de prazer como açúcar e gordura. Como tudo é questão de hábito, a preferência de alimentos menos saudáveis é mais cômoda para suprir sentimentos ruins.
Esses são alguns fatores que apontam dietas como algo arriscado. Por isso, eu sempre defendo a reeducação alimentar, ou seja, a construção de hábitos alimentares saudáveis por toda a vida e não por uma fase. Saber comer direito é muito importante para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, além de evitar oscilação no peso e frustração. Garanto que é possível emagrecer de maneira saudável com reeducação alimentar a exercícios físicos, além de que bons hábitos interferem positivamente em todos os aspectos da vida.
Acredite, você não precisa de dietas mirabolantes e radicais, mas sim dominar seus hábitos e focar nos que te fazem bem. Quer saber quais são as outras ações que você pode adotar e ainda ter acesso completo ao material que te ajudará a se livrar dos maus hábitos? Clique aqui.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo