Pratique a gratidão!
Quando você diz ‘obrigado’, você realmente quer dizer isso?
A maioria das pessoas já ouviu falar sobre os benefícios psicológicos de expressar gratidão. Mas, admita, você realmente tenta praticar a gratidão até nas pequenas coisas da vida?
Além de ajudar a manter as pessoas que você ama sempre por perto, demonstrar agradecimento pelas coisas boas da vida também pode ser um excelente remédio para manter o equilíbrio mental.
Aqui estão são cinco pequenos ‘exercícios’ que você pode tentar hoje.
Aprecie seu parceiro
A gratidão pode funcionar como uma espécie de cola para o relacionamento. Dar graças pelas pequenas coisas que os parceiros fazem um pelo outro podem fazer maravilhas. Isso é especialmente verdade quando se refere ao atos cotidianos que muitas vezes podem passar despercebidos.
Estudos sugerem que os homens ficam atrás das mulheres na hora de expressar gratidão. Ainda assim, ambos os sexos podem se beneficiar de um esforço para agradecer suas relações. Mas não apenas pense, diga.
Ou, melhor ainda, faça algo para demonstrar
Credite aos outros as suas realizações
Todos gostam de celebrar as conquistas. Mas, quando você pensa sobre isso, elas são realmente realizações individuais? Ou há uma pequena ajuda ao longo do caminho?
Todo mundo gosta de saber que seu conselho foi útil ou que foi sua ajuda que o colocou na linha. Não seja tímido, deixe-os saber que ajudaram.
A lista da gratidão
Fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato ajuda a turbinar o sentimento de gratidão. Faça-a sempre que quiser, com tanto ou tão pouco detalhe quanto você quiser.
Na verdade, não há necessidade de escrever! Basta separar um momento para pensar em uma ou duas coisas pelas quais você agradece.
Use a linguagem corporal para agradecer
Todos nós damos a alguém um “agradecimento” menos entusiasmado, talvez na fronteira com o sarcasmo. Então, na próxima vez que você disser obrigado grazie, gracias, merci, arigatô ou danke, faça isso com estilo.
O uso da linguagem corporal é a maneira mais fácil de aumentar o agradecimento. Se incline, sorria, até mesmo dê um toque na parte superior do braço.
A carta da gratidão
Tente escrever uma carta de gratidão para alguém que nunca foi devidamente agradecido (e é melhor que seja uma carta real. Um email de gratidão, por exemplo, é mais impessoal).
Diga-lhes o quanto você aprecia o que fizeram por você e quanto isso significa para sua vida. Eles vão se sentir bem recebendo (além do mais, quem recebe cartas manuscritas hoje em dia?) e você vai se sentir bem enviando.
Adaptado de Psy Blog