A primeira impressão é a que fica
A professora da Universidade de Stanford, Nalini Ambady, autora do livro “First Impressions” pesquisa como julgamos as pessoas a partir da primeira impressão imediata.
Em um de seus estudos, ela pediu que observadores avaliassem, a partir de filmagens sem som, a eficácia de professores universitários dando aulas.
Os avaliadores foram capazes de identificar 15 traços de personalidade a partir de um trecho de vídeo de 10 segundos. Nalini então reduziu para 5 segundos a duração dos vídeos, e ainda assim as notas foram idênticas.
Para provar que as avaliações estavam corretas, Nalini comparou estes julgamentos instantâneos com as avaliações dos alunos após um semestre inteiro com os professores, e para sua surpresa, a correlação entre as avaliações eram impressionantes.
Baseado nisto é importante ressaltar que: devemos sempre cuidar para que a primeira impressão seja positiva, pois consertar uma má primeira impressão é muito difícil, além disso, muitas coisas não são possíveis de serem avaliadas na primeira impressão.
Exemplo: Uma pessoa que se sai bem em uma entrevista de emprego não assegura que ela trabalhe bem em equipe.