Produtividade, como aproveitar o tempo ocioso
Se diferencie das pessoas comuns, seja brilhante!
Ninguém mais deveria medir sua produtividade pela quantidade de horas que trabalha. Produtividade não depende das horas e sim como você trabalha. Há momentos em que damos duro em nossas funções e outros que ocupamos nosso tempo com leituras, conversas, discussões, ligações e isso vai tomando tempo durante todo o dia.
Mas o que podemos entender como tempo ocioso?
Na verdade, é basicamente todo o tempo livre que você tem, entre uma atividade ou outra dentro do trabalho que não é bem aproveitado. Esse tempo pode ser de alguns minutos ou horas inteiras. Mas você pode investir esse tempo em algo produtivo, ele pode ser usado para buscar mais22 conhecimento. Esse comportamento é uma das coisas que diferencia as pessoas comuns das brilhantes.
Ocupe seu tempo livre fazendo coisas úteis, leia um livro ou uma revista que tenha a ver com o seu trabalho, faça um curso de inglês on-line, busque conhecimento para que possa usar na de melhoraria da sua produtividade. Seja proativo, essa é uma característica que é sempre bem percebida nas organizações. Tome conta do seu tempo enquanto estiver no trabalho.
Veja algumas dicas para que você possa aproveitar seu tempo ocioso:
- Faça sua programação individual: Faça uma lista com suas atividades prioritárias e que devem ser resolvidas no dia seguinte e no decorrer da semana;
- Organize seus papéis: Uma boa “faxina” facilita a execução das suas atividades profissionais, não importa o segmento que atue;
- Lembre que a competitividade está ao seu lado e que as novidades surgem a todo o momento. Isso faz com que as empresas precisem, cada vez mais, de profissionais que não fiquem na zona de conforto. Se a empresa oferece algum recurso para seu desenvolvimento, mesmo que seja por curto espaço de tempo, aproveite!
- Se a empresa não disponibiliza ferramentas para o seu desenvolvimento, certamente você sabe onde encontrar informações valiosas para seu crescimento profissional. Um bom livro ou uma revista especializada sempre agregarão conhecimentos que poderão ser utilizados nas suas atividades.
- O aprendizado não é um processo de “mão única”. Isso faz com que a troca de informações também se torne uma ótima oportunidade para você se desenvolver.
- Um novo procedimento foi implantado no seu setor e você sente dificuldades para aplicá-lo? Porque esperar apenas o dia do treinamento para tirar suas dúvidas. Se existe uma apostila que lhe foi dada, aproveite o tempo que “sobrou”, para reler atentamente a página de “Dúvidas frequentes”.
- Buscar qualidade de vida: isso também é importante. Há momentos que precisamos parar e entreter a mente.
“Seu tempo só é ocioso se você quiser. Não queira que seu tempo seja assim, porque o tempo perdido não volta. Aproveite o hoje, o agora, para crescer.”
Excelente artigo, são informações relativamente simples que as pessoas deveriam saber, no entanto não tem o menor conhecimento.