Qual exercício traz mais benefícios para o cérebro?
Nós sabemos que exercícios são bons para a saúde de nossos cérebros a longo prazo, mas um novo estudo Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, identificou os tipos de exercícios que podem trazer mais benefícios para o cérebro.
Os pesquisadores fizeram testes em ratos com alguns tipos de treinos de alta-intensidade: treinos intercalados (correr em esteiras), treino de resistência (subindo escadas com pequenos pesos em suas caudas), e treino aeróbico (em rodas de correr). Depois de oito semanas os pesquisadores estudaram tecidos do hipocampo de cada animal, uma parte chave do cérebro que controla a memória e o aprendizado. O que eles descobriram foi que:
– Ratos que fizeram treinos de resistência estavam mais fortes que no ínicio, mas seus cérebros não mostraram nenhum sinal de crescimento de novas células, comparados com os dos animais de controle. Os pesquisadores disseram que esse treino possivelmente leva à outras mudançãs positivas, como a criação de novos vasos sanguíneos e novas conexões entre as células do cérebro.
– Ratos que fizeram treinos intercalados estavam claramente mais em forma e desenvolveram alguns novos neurônios em seus cérebros, mas os pesquisadores acreditam que a intensidade dos exercícios pode sobrecarregar o corpo e minar certos benefícios cerebrais.
– Ratos que fizeram treinos aeróbicos mostraram uma robusta neurogénese (a criação de novas células cerebrais), e quanto mais eles corriam, mais células cerebrais eram criadas. Outros estudos descobriram que exercícios aeróbicos — incluindo atividades como ciclismo, corrida e jogar futebol — podem dobrar ou ainda triplicar o número de novos neurônios nos hipocampos testados.