Qualidade de vida, saúde e trabalho
“Investir na qualidade de vida do funcionário aumenta a produtividade.”
O trabalho ocupa a maior parte do nosso tempo, antes nos ocupávamos dele somente para suprir nossas necessidades básicas de subsistência. A partir da Revolução Industrial esse cenário mudou e o trabalho passa a ser o ponto central da vida do homem. Passamos maior parte da nossa vida no trabalho e desta forma começamos a dedicar nossa força, energia e esforços para ele. E com isso a pressão constante por resultados foi se tornando uma realidade. Hoje os empresários vêm percebendo cada vez mais a importância do ser humano, pois a capacidade de raciocínio, criatividade e solução de problemas está nas pessoas e não nas máquinas. Assim, os olhares começaram a se voltar para as necessidades dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho passa a ser um ponto importante.
Ao mesmo tempo que as empresas estão preocupadas com a produtividade de seus funcionários, os profissionais especializados em recursos humanos têm apresentado a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho. Visando uma melhoria no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde: “Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.“
Estes programas buscam ajudar as pessoas a modificar o seu estilo de vida em direção a uma melhora na sua saúde em geral, compreendida como o balanço entre saúde física, emocional, mental, social e espiritual. Hoje o propósito de um programa deste tipo nas empresas é encorajar, apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem-estar entre todos os funcionários, em um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e a empresa. Visando mudar de forma relevante o estado de saúde dos profissionais e também encorajá-los a cuidarem da própria saúde, ganhando de forma substancial na satisfação, motivação e produtividade.
Muitos são os motivos que estão levando as empresas a implantarem programas de qualidade de vida, podemos citar alguns:
- Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).
- O papel do departamento de recursos humanos de uma empresa é atrair, desenvolver e reter talentos, e uma empresa que não tem um ambiente favorável tem o prejuízo de contratar, desenvolver e no final perder o seu colaborador para outras empresas que oferecem até as mesmas condições financeiras, benefícios e desafios, mas que vão além, oferecendo também um clima onde a saúde e a qualidade de vida dos funcionários estão inseridas na cultura da empresa.
- Uma empresa que acumula estresse negativo acaba reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro. Empresas americanas perdem, por ano, cerca de U$ 150 bilhões com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, “presenteísmo” (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. Tudo isso mina o resultado das organizações.
“A qualidade do seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade da sua vida.”
Orisson Swett Marden