Resiliência e Mudança
Resiliência define a capacidade humana de passar por experiências adversas e mudança de atitudes sucessivas sem prejuízos para o desenvolvimento. Você é resiliente quando cresce nas mudanças e se antecipa às situações.
Com a resiliência muda-se a postura de pessoas, com uma atitude simplesmente receptiva, de uma queixa ou reclamação perante os problemas apresentados. Deste modo, foi observada uma considerável diminuição do stress relacionado ou provocado por estes fatores.
Atualmente o conceito de resiliência não mais se considera como um conjunto de “qualidades pessoais”, sendo hoje entendido como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-sócio-cultural em que as pessoas estão inseridas. E desde os anos 80 a escola tem sido vista como um desses ambientes, por excelência, para haver o enriquecimento da resiliência.
Cada vez mais a resiliência será uma qualidade a ser incorporada ao comportamento humano como condição de vida e de trabalho satisfatórios, a empresa ganha em custo de manter pessoas capacitadas e motivadas, aplicando esta ferramenta faz com que o funcionário mude suas atitudes e o funcionário passa se sentir importante em sua operação.