Respostas para difíceis perguntas sobre perda de peso
Quase todas as pessoas que regularmente fazem dieta sabem como é difícil manter o peso. E quase todo mundo, incluindo muitos cientistas, já se perguntaram o que realmente funciona. Embora não haja uma fórmula mágica para a manutenção do peso, aqui temos respostas para as questões mais frequentes.
Você é mais propenso a manter a perda de peso se emagrecer devagar?
Esse é o conselho de pessoas que fazem dieta com frequência, mas estudos não descobriram se esse é o caso. Por exemplo, um recente estudo australiano, financiado pela Australian National Health and Medical Research Council e a Fundação de Pesquisa Médica Sir Edward Dunlop, realizado aleatoriamente com 204 obesos consumindo 450 a 800 calorias por dia durante 12 semanas, ou cortar para modestas 400 a 500 calorias por dia por 36 semanas. A meta para cada grupo era uma perda de 15% do peso. Três anos depois de iniciar o estudo, quase todos tinham recuperado o peso perdido, mesmo com o aconselhamento para dietas e exercícios. Também não houve diferença nos níveis dos dois hormônios, a leptina e grelina, que impulsionam a fome. A principal diferença entre os grupos foi que mais pessoas no grupo de perda rápida perderam pelo menos 12,5% do seu peso (80%, comparado com 50% do grupo de perda lenta) e poucos desistiram (3%, comparado com 18% do outro grupo).
Para manter a perda de peso, você deve evitar lanches?
Embora pareça fazer sentido que lanches podem engordar, estudos realizados com pessoas aleatórias fazendo um lanche ou não, não conseguiram confirmar isso e mesmo estudos observacionais não encontraram evidências de que lanches minam a perda de peso.
Se você adquirir músculos com exercícios, incluindo levantamento de peso, você pode manter um metabolismo alto?
O músculo queima mais calorias do que gordura, então pode-se deduzir que, quanto mais músculos você tiver mais rápido você vai queimar calorias. Mas verifica-se que ganhar músculos quase não tem nenhum efeito sobre o metabolismo de repouso, que determina quantas calorias uma pessoa queima quando está em repouso. O motivo é que qualquer músculo que você ganhar é pequeno comparado com a quantidade total de músculo esquelético em seu corpo. E a maior parte do tempo, o músculo está em repouso (você não pode sair por ai flexionando seus bíceps sem parar). Músculos têm um metabolismo lento quando estão em repouso. Um pesquisador calculou que se um homem que pesa cerca de 79kg levanta pesos e ganha aproximadamente 2kg de músculos – um aumento normal para homens que levantam pesos durante 12 semanas – irá queimar 24 calorias a mais por dia, o equivalente a um tomate.
Você pode anular o metabolismo mais lento do seu corpo, após perder peso, fazendo exercícios cardiovasculares intensos?
Você pode, desde que você não coma mais calorias para compensar as que já queimou. Parece bem simples, mas “essa proposta não é tão simples como parece”, diz dr. Michael Rosenbaum, doutor e especialista em obesidade da Columbia University. O cérebro controla sua fome e sua ânsia por comida, e é muito fácil consumir acidentalmente mais calorias do que você queima se exercitando. Por essa razão, os principais estudos que usam o exercício sozinho para ajudar pessoas a perder peso têm falhado em encontrar algum efeito.
O exercício também tem um inesperado efeito, de acordo com o estudo do dr. Rosenbaum e do dr. Rudolph, da Columbia University. Eles descobriram que. depois que você perde 10% ou mais do seu peso apenas com dieta, seus músculos começam a usar genes que os tornam mais eficientes. Eles queimam 20 a 30% menos calorias para o mesmo exercício.
Existe algum tipo de dieta que ajuda a manter o peso?
Muitas pessoas juram que suas dietas são baixas em carboidratos ou sem glúten, ou giram em torno de jejuns de dois dias em sete. O dr. Lee Kaplan, um pesquisador de obesidade da Harvard, afirma que não tem uma dieta ou regime para perder peso com a garantia de que funcione, mas que as pessoas podem muitas vezes manter a perda de 5% do seu peso, o que é suficiente para estimular os benefícios da saúde. O doutor diz aos seus pacientes para tentar um programa de perda de peso depois de outro na esperança de encontrar algo que realmente funcione para eles.
Então, qual a esperança para a manutenção do peso?
Relatos de pessoas que conseguiram sucesso em manter o peso tendem a ter um tema em comum: cuidado constante, controlar quais comidas foram ingeridas e a quantidade, exercitar várias vezes, ficar com fome e resistir aos desejos com o melhor da sua capacidade. Aqueles que mantem um peso moderado muitas vezes relatam menos esforço e sofrimento do que aqueles que tentam a manter grandes perdas de peso.
Artigo adaptado da coluna Health do New York Times, de Gina Kolata