Sono e Emagrecimento
[video_responsive url=”https://www.youtube.com/embed/ZuvP4WI8j_E”]
Na atualidade existe estudos que comprovam a relação entre o sono e emagrecimento, e o responsável pelo acontecimento é o hormônio Leptina.
O sono é um dos fatores mais importantes da nossa vida, assim como a alimentação, atividades físicas, a ingestão de água, entre tantas outras. Dentre as funções que o sono tem a nos oferecer, podemos citar a restauração dos processos químicos e físicos do organismo deteriorados, a conservação de energia corporal, o estímulo do crescimento cerebral, exclusão de memórias indesejáveis e a consolidação da memória. Dormir nos auxilia no relaxamento do corpo, maior disposição, pele saudável e, comprovadamente, também ajuda no emagrecimento.
Para quem tem interesse em emagrecer a falta de sono leva à intensa necessidade de se alimentar, exclusivamente de açucares, dificuldades para se sentir saciável mesmo depois de comer uma alimentação abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução na capacidade de obter a energia oferecida pelos carboidratos e decréscimos nas atividades físicas. A falta de sono também provoca cansaço no indivíduo, com isso ele pratica menos exercícios físicos, queimam menos calorias, reduzindo o metabolismo já que prejudica a absorção de carboidratos que é um combustível essencial do organismo para se ganhar pesos.
A especialista em medicina do sono e otorrinolaringologista, Angela Beatriz Lana explica: “Pessoas que dormem menos de seis horas tem índice de massa corporal (IMC) maior do que aqueles dormem entre 7 e 8 horas. Isso se deve também a um desequilíbrio de dois hormônios relacionados ao apetite e à saciedade da fome: grelina e a leptina”. A leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade, também é secretada durante a noite. Pessoas que tem o costume de permanecer acordadas por períodos superiores ao que é recomendado produzem menores quantidades de leptina, o que resulta para o indivíduo necessidade de ingerir maiores quantidades de alimentos.
Para conseguir usar o sono em benefício da saúde e perder calorias enquanto dorme não basta apenas dormir, é de grande importância que o sono seja completo e de qualidade que pode variar de pessoa para pessoa, pois alguns necessitam de mais horas de sono, outros menos. Por isso, o sono adequado para cada indivíduo é aquele que o faça se sentir bem ao acordar e bem disposto durante o dia sem sentir sonolento ou cansado antes do fim do dia.
Acompanhe aqui dicas para ter um sono ideal e perder peso durante a noite:
– Organizar os horários indo dormir e acordando todos os dias no mesmo horário;
– Consumir café até 10 horas antes de dormir. A cafeína atrapalha o sono e este é o tempo que o corpo leva para se livrar dela;
– Consuma mais fibras e proteínas, pois esses alimentos auxiliam a taxa de açúcar no sangue;
– Alimente-se de pequenas porções de alimentos saudáveis de 3 em 3 horas durante o dia, este hábito ajuda acelerar o metabolismo;
– Evite comer alimentos pesados até 2 horas antes de ir dormir;
– Pratique atividades físicas durante o dia;
– Na hora de dormir, procure deixar o quarto totalmente escuro e no máximo de silêncio possível.
Complemente sua leitura com o vídeo Controle as emoções do seu dia.