Sua alimentação aumenta ou diminui sua qualidade de vida?
Para ter melhor qualidade de vida, é preciso comer bem. Coma menos, coma melhor, e viva mais. Uma alimentação saudável ajuda o corpo a funcionar melhor e interfere diretamente no seu bem-estar físico e mental. Uma alimentação equilibrada auxilia, inclusive na construção dos bons hábitos.
Ingerir frutas, verduras, legumes, proteínas, vitaminas e minerais é um hábito essencial para quem quer ter mais qualidade de vida. Mesmo quem tem fatores genéticos que aumentem a chance de algumas doenças, pode se beneficiar da mudança dos hábitos alimentares, até porque, ainda que desenvolva alguma doença, terá mais bem-estar para enfrentá-la.
Comer de 3 a 5 porções diárias de legumes, verduras e frutas também faz bem e reduz o risco de inúmeras doenças como o câncer. Ter uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais estimula o corpo a produzir células de defesa, o que também auxilia na qualidade de vida.
Controle da alimentação
Homens e mulheres adultos precisam evitar carne vermelha rica em gordura saturada, por exemplo. Já um idoso deve evitar excesso de gordura e caloria na dieta. Enquanto uma bebê deve mamar até os 6 meses leite materno. Estes são apenas alguns exemplos de uma alimentação que aumenta a qualidade de vida em diversas fases.
Adotar o hábito de uma alimentação melhor deve ser um processo gradativo. Comece cortando bebidas como o refrigerante e alimentos como pizzas, hambúrguer e opções do tipo que não fazem bem em nenhuma idade. Não precisa ser um corte radical, adote isso como uma redução gradativa.
Criando essa cultura da mudança e não apenas uma fase de dieta, os resultados serão evidentes e a alimentação saudável estará ainda mais próxima, até que seja naturalizada como um hábito. É preciso dedicação, tanto na mudança quanto na pesquisa de melhores opções.
Dando ao corpo aquilo que ele precisa, ou seja, comendo para viver e não vivendo para comer, você conseguirá melhorar a qualidade de vida. Com uma dieta balanceada e recheada de alimentos naturais, logo efeitos serão notados. Maior disposição, bem-estar e redução de problemas de saúde serão evidentes.
Você se alimenta bem?
Como eu disse, a alimentação está diretamente ligada à qualidade de vida. Para adotar hábitos saudáveis neste sentido e que refletirão em todos os aspectos da sua vida, comece comendo de 3 em 3 horas, é até mesmo uma maneira de não sentir fome demais e cair em tentação.
Também consuma as gorduras boas, que são as mono e poliinsaturadas. Elas podem ser encontradas no abacate, no azeite extravirgem e no óleo de coco, por exemplo, dando sensação de saciedade, diminuem o colesterol e ajudam no processo de emagrecimento. Além disso, diminua os doces e açúcares, esqueça os adoçantes e prefira açúcar de coco.
Se você ainda não desenvolveu o hábito de uma alimentação saudável, a hora é agora. Não deixe para ser obrigado a fazer isso por conta de uma doença.
E falando em alimentos, se você quer saber quais são os que ajudam na produtividade, baixe o meu e-book gratuito “Alimentos que geram força de vontade” clicando aqui! Tenho certeza que você vai melhorar a sua qualidade de vida!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo