Sua saúde depende disso
A prática regular de exercício ou atividade física em geral, tem se firmado como uma importante forma de tratamento para a insuficiência cardíaca — doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue adequadamente.
Os benefícios vão desde prevenir a caquexia — perda severa de peso e massa muscular — até o controle da pressão arterial, a melhora da função cardíaca e o retardo do processo degenerativo que causa a morte progressiva das células do coração e leva à morte 70% dos afetados pela doença nos primeiros cinco anos.
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Autophagy, ajuda a elucidar parte dos mecanismos pelos quais o exercício aeróbico protege o coração doente.
— Basicamente, o que descobrimos é que o treinamento aeróbico facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas, contou Julio Cesar Batista Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e coordenador do projeto.
As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir energia para as células.
—A remoção dessas organelas promove um aumento na oferta de ATP [adenosina trifosfato, molécula que armazena energia para a célula] e reduz a produção de moléculas tóxicas, como os radicais livres de oxigênio e os aldeídos reativos, que em excesso danificam as estruturas celulares.