Testosterona mais baixa leva a Depressão!
A edição de agosto de 2015, do Journal of Sexual Medicine relata as conclusões dos pesquisadores da George Washington University de um maior risco de depressão em homens com níveis limítrofes de testosterona, que seriam níveis não considerados insuficientes, mas no nível inferior da normalidade.
“Numa época em que mais e mais homens estão sendo testados para níveis baixos de testosterona – há muitos poucos dados sobre os homens que têm níveis limítrofes baixos de testosterona”, disse o pesquisador-chefe Michael S. Irwig, MD, que é um professor associado de medicina e diretor do Centro de Andrologia na George Washington School of Medicine.
Dr. Irwig e seus associados analisaram dados de 200 homens entre 20 a 77 anos de idade que foram encaminhados para atendimento com níveis de testosterona variando de 200 a 350 nanogramas por decilitro. Foram então submetidos a questionários para determinar a presença de sintomas depressivos.
Depressão e / ou sintomas depressivos estavam presentes em 56% dos homens, o que é significativamente maior do que o intervalo de 6% a 23% estimado para ocorrer entre a população geral. Um quarto dos homens estavam usando drogas antidepressivas e um número significativo deles estava acima do peso ou obesos. Os sintomas mais comuns incluíram a disfunção erétil, diminuição da libido, baixa energia, e distúrbios do sono.
“Embora os sintomas sexuais e outros não específicos, como fadiga levou a medições de testosterona nesta população selecionada, os clínicos devem reconhecer as altas taxas de depressão e sintomas depressivos em homens encaminhados com níveis limítrofes de testosterona”, concluem os autores.
Obs: sempre consulte seu médico sobre o uso ou mudança de medicamentos