A tríade das relações humanas
A grande maioria das relações humanas é baseada em uma tríade. Sempre que você reunir um grupo de pessoas, sejam da família ou da empresa, forma-se muito facilmente um tríade geralmente composta por: um opressor, alguém que oprime; uma vítima, alguém que é oprimido e a terceira figura, o salvador.
Numa família, por exemplo, o pai pode ser opressor, um filho a vítima e aí aparece a mãe na figura de salvadora. Em uma empresa, você pode ter um gerente que é mais duro, um colaborador que seja a vítima e outro que seja o salvador.
O problema não é surgirem esses três pontos, ou esses três tipos de pessoas, mas temos que ficar atentos pois isso é um jogo das relações, sempre que você ocupar algum desses pontos, você está dentro do jogo. Ou seja, sempre que você se colocar como salvador, a vítima vai se acostumar a sempre recorrer a você como salvador, mesmo quando ela tiver culpa. Então temos que estar atentos para não sermos vítimas do jogo, sempre buscando uma posição neutra.
Eu sei que muitas vezes você vai estar na posição de opressor, na posição de vítima ou na posição de salvador, mas você tem que ter consciência que está ocupando aquela posição por um determinado momento, para depois voltar a sua posição neutra.
Nunca se torne vítima desse jogo pois é difícil sair dele.