Uma dica poderosa para evitar a insônia crônica
De acordo com um novo estudo apresentado durante a SLEEP 2016, que marca o Encontro Anual das Associações de Profissionais do Sono, passar menos tempo na cama pode ajudar a combater a insônia. O estudo mostra que a insônia aguda aflige entre 20 e 50% dos americanos.
Os pesquisadores acompanharam os hábitos de sono das pessoas ao longo de um ano para ver como problemas de sono de curto prazo haviam se comportado: se foram completamente resolvidos ou se tornaram problemas crônicos. A conclusão foi que de 70 a 80% da insônia de curto prazo poderia ter sido cortada pela raiz apenas se gastando menos tempo na cama.
Segundo o Dr. Michael Perlis, diretor do Programa Penn de Medicina Comportamental do Sono: “Os pacientes com insônia geralmente aumentam a sua oportunidade de sono. Eles vão para a cama cedo e saem da cama tarde. Enquanto isso parece uma coisa razoável a se fazer, e pode ser a curto prazo, o problema é que ela cria um descompasso entre a capacidade de sono atual do indivíduo e sua oportunidade de sono a longo prazo. Estes combustíveis alimentam a insônia”.
Os pesquisadores acompanharam durante mais de um ano, 416 pessoas classificadas como “bons dorminhocos”. Mesmo entre este grupo, 20% dos pacientes sofriam de insônia ao longo do ano, com cerca de metade destes se recuperando e o restante desenvolvendo algum tipo de problema de sono a longo prazo.
Os pesquisadores estavam interessados em ver como as pessoas lidavam com o sono perdido. Alguns estenderam o sono para tentar compensar o tempo perdido, mas isso foi um erro, como explicou o Dr. Perlis: “A insônia aguda é provavelmente uma parte natural da condição humana. Se você pensa sobre situações de “vida ou morte” como gatilho para insônia, isso faz sentido. Ou seja, seu corpo não vai se importar se for 3:00 da manhã e você esteve acordado nas últimas 22 horas, se você estiver sendo ameaçado ou acreditar que há uma ameaça à sua vida, esse não é um bom momento para dormir. É compreensível que a insônia tenha persistido como uma resposta adaptativa a essas circunstâncias. Por outro lado, é difícil imaginar como a insônia crônica pode ser algo bom, e os dados da pesquisa clínica apoiam essa posição: a insônia crônica está diretamente associada com o aumento de doenças em geral, assim como psiquiátricas. “
Assim, mesmo sendo uma atitude natural, devemos tentar não correr atrás do sono perdido. É muito melhor ir para a cama quando você está cansado, e se levantar quando acorda e não consegue mais voltar a dormir.
Artigo adaptado PsyBlog – Understand Your Mind