Você é produtivo ou apenas ocupado?
Ser produtivo não tem nada a ver com ser ocupado.
“A chave do sucesso não é trabalhar demais e sim, trabalhar de forma inteligente.”
Você já parou para pensar se você está sendo produtivo? Muito é falado em relação a gestão de tempo e produtividade. Todos querem ser produtivos mas nem todos vão conseguir. Para cumprir suas tarefas você faz muitas horas extras e mesmo assim não consegue finalizar todas as tarefas pendentes. Não confunda ocupado com produtivo. A produtividade não está diretamente ligada a quantidade de horas que você trabalha e sim como essas horas são aproveitadas para realizar sua tarefas.
Se você é daquelas pessoas que nunca tem tempo para nada, está sempre realizando uma tarefa, sem avaliar o grau de importância e urgência de cada delas e ainda assim chega no final do dia com a sensação de não ter feito nada apesar de estar exausto. Talvez você esteja muito ocupado. Somos bombardeados durante todo tempo pelo mundo exterior, podemos dispersar nossa atenção com muita facilidade. Começamos nossas tarefas de trabalho, mas não nos concentramos para terminá-las. Estamos preocupados em responder os e-mails mesmo esse não sendo nosso trabalho principal, todo o tempo checando o whatsapp, em ler uma matéria na internet ou até quando perdemos horas e horas pulando de reunião em reunião intermináveis e sem foco, tudo isso pode acabar prejudicando nossa produtividade. Acabamos nos desviando de nossas prioridades e ficando cada vez ocupados. Ser ocupado demais pode atrapalhar nossa produtividade.
Segue abaixo uma lista dos principais tomadores de tempo no mundo corporativo:
- Muitas reuniões
- Acúmulo de tarefas
- Executar tarefas de terceiros
- Correção e excesso de edições
- Pouco planejamento
- Só realizar tarefas triviais
- Ler e-mail o dia todo
- Não reunir uma lote de tarefas
E, afinal o que é ser produtivo? Se você apesar da sua agenda cheia, suas principais tarefas são sempre realizadas, você é produtivo. Não é preciso zerar todas seus a fazeres, é preciso priorizar. Tenha foco. Programe seu tempo e dedique a terminar uma tarefa por vez. Não se engane, fazer muitas coisas ao mesmo não é sinônimo de colocar todas as suas habilidade em prática ao mesmo tempo. Afinal produtividade é produzir mais em menos tempo, com menos custo e maior eficácia.