Você encara a realidade como ela é?
Segundo um estudo elaborado pela revista Exame e pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), realizado entre abril e dezembro de 2009 com base em entrevistas com três mil pessoas em todo pais, 98% das empresas afirmam ter uma estrutura eficiente de atendimento.
Porém, na mesma pesquisa, 23% dos consumidores disseram não ter sido bem atendidos pelas mesmas companhias nos 12 meses anteriores à pesquisa. Alguém ai não está encarando os fatos.
Por que este distanciamento entre a realidade e a percepção a seu respeito?
Isso é de se esperar, afinal empresas são compostas de indivíduos e uma das características mais humanas é negar a realidade vigente, especialmente quando ela não está de acordo com o que queremos. Fazemos isso para também nos proteger do fracasso, o que se justifica em uma sociedade onde o modelo mental vigente percebe o erro como sinal de incompetência e não de aprendizagem.
Pior ainda, como é sabido, as informações chegam, com freqüência, deturpadas ao gestor com poder de decisão, causando uma visão irreal dos problemas. Esta comunicação potencializa o mecanismo de negação. As informações chegam alteradas, porque ninguém quer dar notícia ruim, então vai se maquiando os dados até quando não é mais possível esconder.
Sempre que abordo este tema, me perguntam se, portanto, não devemos sonhar, visto que o sonho também não é real.
Sim devemos, mas temos de usar aqui o Paradoxo Stockdale. James Stockdale foi um dos militares norte-americanos mais condecorados da história, ficou sete anos preso em poder dos vietnamitas durante a guerra do Vietnã. Quando perguntaram a ele como sobreviveu, ele disse que nunca perdeu a fé que iria sair dali, mas por outro lado, nunca confundiu esta fé com a disciplina necessária para encarar a realidade dura em que se encontrava.
Ser capaz de encarar a realidade é parte de um processo de amadurecimento que todos devemos buscar, pois se não souber onde está, qualquer passo que der, será no escuro, você não sabe de onde está saindo, então como vai saber qual o melhor caminho para chegar aonde quer?
Portanto, como executivo busque feedback de pessoas a sua volta, fique atento ao mercado, dê espaço para as pessoas poderem lhe mostrar os problemas, ou seja, crie uma cultura onde a realidade seja exposta e não camuflada.
Como parte deste exercício, eu lhe pergunto, no seu negócio, o que você está fingindo que não sabe, o que está evitando perceber?
E lhe desafio a ter a coragem de buscar a resposta, porque este é o único caminho para o seu desenvolvimento como líder, assim como da empresa que faz parte.