Você está ingerindo muito agrotóxico?
O que vem do campo pode não ter apenas nutrientes, mas também resíduos dos produtos usados para proteger as plantações. Confira a lista da Anvisa com 18 alimentos e seus níveis de agrotóxico.
O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a consequente contaminação têm sido alvos de constante preocupação no âmbito da saúde pública, exigindo investimento e organização para implementar programas e ações de controle de resíduos que possam eliminar ou mitigar os riscos à saúde dos brasileiros quanto a presença destes resíduos na água e nos alimentos.
Com isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez um relatório com 18 legumes, frutas e verduras mais populares na alimentação dos brasileiros e criou um ranking da contaminação dos alimentos por agrotóxicos. Quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis. Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro.
Câncer
A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal. Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.
Em 2010, a Academia Americana de Pediatria fez uma pesquisa com 1.100 crianças e constatou que as 119 que apresentaram transtorno de déficit de atenção tinham resíduo de organofosforado (molécula usada em agrotóxicos) na urina acima da média de outras crianças.
Lavar elimina os agrotóxicos?
Lavar e retirar cascas e folhas externas podem contribuir para a redução dos resíduos presentes na superfície dos alimentos. Alguns produtos, no entanto, são absorvidos pela planta.
Como lavar os alimentos:
- Lave frutas e hortalíças por um minuto com uma esponja e detergente neutro;
- Tire as folhas externas das verduras, que concentram mais agrotóxico;
- Frutas de casca fina concentram mais agrotóxico. Lave-as em água corrente com sabão, enxague bem e descasque-as.
Alimentos orgânicos e da época
Também pode-se optar por consumir alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada, que a princípio são menos pulverizadas. Apesar de serem mais caros, por serem produzidos em menor escala e o custo de produção ser maior, alimentos orgânicos também podem reduzir a exposição dietética aos agrotóxicos além de contribuir para a manutenção de uma cadeia de produção de alimentos ambientalmente mais saudável.