Você sabe como transformar hábitos? Aqui vão algumas dicas
Começar uma nova alimentação, parar de fumar, mudar a rotina de exercícios ou criar uma nova rotina…. Transformar hábitos é um processo que deixa muitas pessoas cansadas e frustradas consigo mesmas pela falta de êxito.
Não é fácil começar um novo hábito do zero, todos nós sabemos que é preciso muita dedicação e força de vontade, no entanto não se baseia apenas nestes quesitos. Existem algumas técnicas que podem deixar a introdução de um novo hábito, um processo muito mais leve, olha só:
A força dos fatores externos
Transformar hábitos já é um processo difícil por si só, e estar em um ambiente que seja suscetível para que este hábito não se concretize deixa tudo ainda mais difícil. Como assim?
Bem, imagine que você quer começar a beber mais água diariamente, mas no seu trabalho (que é onde você passa a maior parte do dia) não há nenhuma garrafa de água perto e o bebedouro fica muito longe da sua mesa…
Este é um ambiente que não auxilia de forma alguma a introdução de seu novo hábito, ou seja, os fatores externos estão contribuindo para que a adesao desse hábito seja muito mais complexa.
Esta primeira dica é para que você preste atenção em seu ambiente, nas pessoas que estão a sua volta e seus respectivos hábitos, os fatores externos estão te auxiliando? Caso a resposta seja não… Tente alterar este aspecto, você já verá uma grande diferença que facilitará o processo.
Uma excelente forma de fazer com que fatores externos auxiliem a criar maior força de vontade é sua alimentação! Não entende como? Então clique aqui.
O poderoso mini-hábito
Acredite… Você não precisa transformar hábitos de uma vez, até porque é muito difícil isso acontecer e há uma grande chance de que não se tornem hábitos definitivos. O processo é feito passo a passo e uma excelente técnica para ter êxito real e duradouro é o mini-hábito.
Uma forma simples de introduzir novos hábitos aos poucos, sem muito esforço e de forma que gere resultados incríveis e muito mais rápidos do que o comum. Veja exatamente como funciona o mini-hábito aqui: O poderoso mini hábito.
Sem margem para erros!
Por fim a última e fundamental dica desse artigo vai para os diversos erros que a maioria das pessoas comete ao transformar hábitos. Tentar dar grandes passos de uma vez, tentar parar velhos hábitos ao invés de criar novos e culpar sua falta de motivação são apenas alguns dos vários erros cometidos no processo.
Quanto mais erros você comete, maior a chance de que a desistência alcance uma hora ou outra sua força de vontade inicial.
Para que não haja margem para erros, você pode conhecer todos os erros cometidos e ainda descobrir os passos exatos para desenvolver novos hábitos, neste ebook: Domine seus hábitos com a neurociência!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo