10 maneiras de melhorar a saúde
Às vezes, hábitos saudáveis são bem mais simples do que pensamos e muito mais fáceis de serem seguidos todos os dias
Eu costumo dizer que a ausência de doença não é sinônimo de saúde, pois os hábitos e a qualidade de vida podem estar sendo prejudiciais não apenas à produtividade, mas também interferindo nas relações e no desenvolvimento do corpo e da mente à longo prazo.
Pode até parecer difícil mudar os maus hábitos, mas vou te dar 10 dicas rápidas de como melhorar a sua saúde com dedicação, mas sem necessitar de um esforço sobrehumano. Se você está convencido de que o seu dia está cheio e que não há tempo para mais nada, repense. Pode haver um minuto, ou cinco (ou 10!), que você possa priorizar a vida em torno da sua saúde.
1. Dormir bem. É importante dormir, no mínimo, 7 horas diárias. A privação do sono leva à fadiga, que causa problemas a curto e a longo prazo na saúde física e mental. Para descansar durante a noite toda e acordar com mais disposição, apague as luzes do quarto, desligue o celular, não beba café durante a noite e tome um banho quente antes de dormir.
2. Acordar cedo. Dormir bem não é sinônimo de acordar tarde, pelo contrário. É importante aproveitar a manhã para ser produtivo e não deixar os afazeres se acumulares. A rotina com os horários de dormir e de acordar também deve ser levada bem a sério, inclusive nos finais de semana.
3. Persistir. Deixar os velhos hábitos não é tarefa fácil, então persistência acaba se tornando palavra de ordem aqui. É um dos principais motores para a mudança real. Persistir nos primeiros dias ou semanas faz com que uma nova atitude saudável seja processada pelo cérebro até que ele entenda que você não age mais como antes.
4. Praticar exercício. Caminhe, ande de bicicleta, troque o elevador pelas escadas, jogue futebol, faça yoga ou nade. Não importa a atividade, o que vale é se mexer. Exercícios moderados são essenciais para manter o corpo e a mente em equilíbrio, aliviando, inclusive as causas do estresse e da tensão.
5. Levante da cadeira. Se você passa muito tempo sentado, faça intervalos de 5 minutos a cada hora e caminhe. Quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo, o nosso metabolismo se altera e pode causar uma série de problemas como interferência na pressão arterial, no colesterol e no sistema cardiovascular, além de ser um problema para a postura.
6. Rotina na alimentação. Quando se trata de alimentação, quando comer é tão importante quanto o que comer. O estilo de vida desregrado para as refeições prejudica o metabolismo e os padrões de alimentação, podendo fazer a diferença entre comer saudável ou não. Mantenha horários fixos para café da manhã, almoço e jantar, pelo menos.
7. Beba água. Em média, nós perdemos, por dia, de dois a três litros de água. Através da ingestão dos alimentos, repomos em torno de um litro, necessitando repor, no mínimo dois litros diariamente. Criar o hábito de beber água é fundamental, uma vez que é o hidratante natural por onde ocorrem todas as reações químicas do organismo, além de manter órgãos como rins e intestino em pleno funcionamento e fazer muito bem para a pele.
8. Mantenha a mente ativa. É importante estar em constante movimento também com a mente, seja lendo um livro, fazendo palavras-cruzadas, escrevendo, jogando ou em qualquer atividade que estimule o raciocínio. Pesquisas apontam que esses estímulos reduzem os riscos de Alzheimer.
9. Mantenha o ambiente em que vive organizado. Deixar a sua casa e o seu ambiente de trabalho o mais agradável possível depende de você e torna todas as atividades mais leves e prazerosas. A limpeza reflete quem somos e nos ajuda a ser mais saudáveis. Bagunça e sujeira acumulada aumentam o estresse.
10. Socializar com os amigos. Manter boas relações dentro do trabalho é excelente e fundamental, mas ter um grupo de amigos para sair, rir e conversar, torna a tensão do dia a dia melhor e nos obriga a exercitar características como empatia, compartilhamento, respeito, paciência, entre outras coisas que nos tornam melhores. Isso também ajuda, e muito, na saúde.
Para saber mais sobre o poder da transformação dos hábitos, conheça o meu ebook que traz um método garantido pela neurociência. Domine os seus hábitos e transforme a sua vida: https://bit.ly/2K2JHCv
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo