VIÉS DA CONFIRMAÇÃO
Nosso cérebro procura confirmar os desejos e crenças que temos o tempo todo. Assim, descartamos tudo que não tem a ver com nossas opiniões anteriores e nos atemos a sinais que confirmam o que acreditamos. É o que a ciência chama de viés da confirmação,um estudo feito na Universidade de Ohio demonstrou como ele funciona. A pesquisa mostrou que as pessoas passam 36% mais tempo lendo um ensaio que esteja alinhado com suas opiniões do que um que vá contra o que elas pensam.
E isto acontece o tempo todo, até nos eventos simples da nossa vida . Quando pensamos em comprar um carro de uma determinada marca, por exemplo, temos a impressão de ver o modelo desejado com grande frequência. Daí pensamos, não é que de repente muita gente teve a mesma ideia que você? Não, seu cérebro vê o mundo com filtros e dentre milhares de carros que circulam na cidade por dia você presta mais atenção no que quer.
Por isso, entender as pessoas que queremos persuadir é tão importante, pois é muito mais fácil convencer alguém ao usar argumentos que têm a ver com a crença que a pessoa já possui do que propor uma revolução. Uma boa estratégia também é não tentar propor o que queremos de uma vez, mas gradativamente.
Nos negócios que envolvem vendas, o mais acertado seria pesquisar qual é o público certo para vender seus produtos e ou serviços. Na vida, sabendo da existência do viés da confirmação, cabe abrirmos os olhos para novas ideias e analisar, afinal quando procuramos ideias opostas nossa opinião fica mais rica.