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VIÉS DA CONFIRMAÇÃO

9 de outubro de 2014 by Frederico Porto in Desenvolvimento Organizacional, Postagens

Nosso cérebro procura confirmar os desejos e crenças que temos o tempo todo. Assim, descartamos tudo que não tem a ver com nossas opiniões anteriores e nos atemos a sinais que confirmam o que acreditamos. É o que a ciência chama de viés da confirmação,um estudo feito na Universidade de Ohio demonstrou como ele funciona. A pesquisa mostrou que as pessoas passam 36% mais tempo lendo um ensaio que esteja alinhado com suas opiniões do que um que vá contra o que elas pensam.

E isto acontece o tempo todo, até nos eventos simples da nossa vida . Quando pensamos em comprar um carro de uma determinada marca, por exemplo, temos a impressão de ver o modelo desejado com grande frequência. Daí pensamos,  não é que de repente muita gente teve a mesma ideia que você? Não, seu cérebro vê o mundo com filtros e dentre milhares de carros que circulam na cidade por dia você presta mais atenção no que quer.

Por isso, entender as pessoas que queremos persuadir é tão importante, pois é muito mais fácil convencer alguém ao usar argumentos que têm a ver com a crença que a pessoa já possui do que propor uma revolução. Uma boa estratégia também é não tentar propor o que queremos de uma vez, mas gradativamente.
Nos negócios que envolvem vendas, o mais acertado seria pesquisar qual é o público certo para vender seus produtos e ou serviços. Na vida, sabendo da existência do viés da confirmação, cabe abrirmos os olhos para novas ideias e analisar, afinal quando procuramos ideias opostas nossa opinião fica mais rica.

9 de outubro de 2014

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SOBRE DR. FREDERICO PORTO

Médico Psiquiatra e Nutrólogo, Professor convidado da Fundação Dom Cabral , Professor convidado da Fundação Dom Cabral (BH), Consultor Associado a consultorias internacionais .É autor de dois livros: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo”.

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