A Dieta dos 7 P’s
Conheça a Dieta dos 7 P’s e perca peso buscando sentir-se satisfeitos com dietas práticas e saudáveis.
No meu consultório, como nutrólogo e psiquiatra, sou sempre questionado pelo meus pacientes sobre a dieta ideal, coisas do tipo: tirar o glúten, a lactose, introduzir gordura… Decidi, portanto, criar um modelo de dieta que facilitasse para o paciente a escolha alimentar. Chamei da Dieta dos 7 P’s, onde os 4 primeiros tem a ver com características do alimento, e os outros 3 com aspectos diversos.
Os 7 P’s são:
1) Propriedades Calóricas
Se refere a quantidade de calorias de um alimento. Durante muito tempo foi considerado o aspecto mais importante para quem queria emagrecer e, muitas vezes as pessoas faziam dietas de baixa caloria, porém não saudáveis. É importante sim, mas não é suficiente para se manter com saúde.
2) Propriedades Nutritivas
Está relacionada com a quantidade de nutrientes de um alimento. Se não olhar esta propriedade e avaliar somente a caloria, você poderia considerar um biscoito de chocolate igual a uma pera, pois ambos teriam calorias aproximadas, mas com certeza, o biscoito é muito menos nutritivo.
3) Propriedades Glicêmicas
Aqui está o índice glicêmico do alimento, ou a velocidade com a qual ele é absorvido. Sabemos hoje que, se 2 alimentos possuírem a mesma caloria e um for absorvido mais rápido do que o outro, este vai levar a uma maior produção de gordura, ou seja, eles engordam mais. Seria a diferença entre comer um pão branco e um integral, ou entre o arroz comum e o integral, os integrais tem mais fibra, e portanto são absorvidos mais devagar.
4) Propriedades Alergênicas
Aqui temos as alergias e intolerâncias, como a glúten, lactose.
5) Praticidade
Um ponto às vezes esquecido: a sua dieta tem de ser prática. Não adianta se propor a tomar um suco natural de mirtilo às 3 horas da tarde. Como vai fazer, e se conseguir, por quanto tempo vai manter este hábito? Tem de ser prática.
6) Preço
Outro ponto que muitas vezes é desconsiderado: A dieta tem de caber no bolso. Se for feita de mirtilos, berries, nozes, castanhas… muitas vezes dificulta e impossibilita a continuidade.
7) Prazer
A pessoa me pergunta, qual a dieta ideal Dr.? Eu digo: vai depender de cada caso, mas seria aquela que contém baixa caloria, altamente nutritiva, com baixo índice glicêmico, baixa capacidade alergênica, prática, barata, etc. Mas aí chegamos em um ponto: será que traria prazer ao indivíduo? Pois é importante saber que, se não tiver prazer, você não vai seguir esta dieta à longo prazo.
Portanto, você tem de buscar um equilíbrio entre estes 7 P’s para ter a dieta ideal.
Dica: Acesse o link: https://fredericoporto.com.br/downloads/ e baixe o e-book “Qualidade de Vida Produtiva” de graça para saber mais informações!