Os tipos de consumo
Robert Frank, um pesquisador americano, uma vez se perguntou se o consumo (o ato de comprar coisas) leva as pessoas a terem mais ou menos felicidade. Ele descobriu que depende do tipo de consumo que cada um adota.
Ele classificou os tipos de consumo em “consumos notáveis“, aqueles em que a pessoa compra para mostrar às outras, e os “consumos não notáveis“, que são o oposto, em que se compra para si mesmo.
Geralmente os consumos notáveis são objetos de status, um relógio bonito, um carro bacana e assim por diante. Já os consumos não notáveis, costumam ser coisas que a pessoa faz para ela mesma, como as viagens, por exemplo. Esse pesquisador decidiu então ir até dois grupos de funcionários de uma grande empresa. Um grupo ganhava 90 mil doláres por mês, enquanto o outro ganhava 70 mil. Ele perguntou para o primeiro grupo se eles aceitariam que seus salários subissem para 100 mil, desde de que o segundo grupo tivesse um aumento para 150 mil.
O primeiro grupo não aceitou a proposta, pois se comparou ao outro grupo que passaria a ter um aumento bem maior.
Ele então fez outra pergunta: considerando que o primeiro grupo tinha duas semanas de férias por ano e o segundo tinha apenas uma, ele questionou se o primeiro grupo aceitaria um aumento para quatro semanas, desde que o outro grupo tivesse um aumento para seis semanas.
A maioria aceitou. Isso porque as férias se enquadram no tipo de “consumo não notável“, pois são experiências.
Isso significa que ao consumir, devemos pensar qual tipo de consumo nos traz mais felicidade. Uma viagem bem planejada pode trazer muito mais felicidade do que um carro, por exemplo.
Pense nisso e coloque em prática.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SlVGVVwTkf8?list=PLzV9ITtCMX3of_nsKR_fVxinQbzIQNzNL]