Dr. Frederico PortoDr. Frederico Porto
  • Home
  • Médico
    • Checkup do Cérebro
    • Emagrecimento
    • Longevidade e Saúde Integral
    • Controle do Estresse e Alta Performance
  • Palestras
    • Palestra Neuroliderança
    • Palestra Gestão de Mudanças
    • Palestra Qualidade de Vida Produtiva
  • Cursos
    • Curso Neuroprodutividade
    • Teambuilding
    • Propósito
  • Produtos Digitais
    • Todos os Cursos
    • Download Grátis
  • Blog
  • Contato
Dr. Frederico Porto
  • Home
  • Médico
    • Checkup do Cérebro
    • Emagrecimento
    • Longevidade e Saúde Integral
    • Controle do Estresse e Alta Performance
  • Palestras
    • Palestra Neuroliderança
    • Palestra Gestão de Mudanças
    • Palestra Qualidade de Vida Produtiva
  • Cursos
    • Curso Neuroprodutividade
    • Teambuilding
    • Propósito
  • Produtos Digitais
    • Todos os Cursos
    • Download Grátis
  • Blog
  • Contato

Os tipos de consumo

29 de novembro de 2016 by Frederico Porto in Artigos

os-tipos-de-consumoRobert Frank, um pesquisador americano, uma vez se perguntou se o consumo (o ato de comprar coisas) leva as pessoas a terem mais ou menos felicidade. Ele descobriu que depende do tipo de consumo que cada um adota.

Ele classificou os tipos de consumo em “consumos notáveis“, aqueles em que a pessoa compra para mostrar às outras, e os “consumos não notáveis“, que são o oposto, em que se compra para si mesmo.

Geralmente os consumos notáveis são objetos de status, um relógio bonito, um carro bacana e assim por diante. Já os consumos não notáveis, costumam ser coisas que a pessoa faz para ela mesma, como as viagens, por exemplo. Esse pesquisador decidiu então ir até dois grupos de funcionários de uma grande empresa. Um grupo ganhava 90 mil doláres por mês, enquanto o outro ganhava 70 mil. Ele perguntou para o primeiro grupo se eles aceitariam que seus salários subissem para 100 mil, desde de que o segundo grupo tivesse um aumento para 150 mil.
O primeiro grupo não aceitou a proposta, pois se comparou ao outro grupo que passaria a ter um aumento bem maior.

Ele então fez outra pergunta: considerando que o primeiro grupo tinha duas semanas de férias por ano e o segundo tinha apenas uma, ele questionou se o primeiro grupo aceitaria um aumento para quatro semanas, desde que o outro grupo tivesse um aumento para seis semanas.

A maioria aceitou. Isso porque as férias se enquadram no tipo de “consumo não notável“, pois são experiências.
Isso significa que ao consumir, devemos pensar qual tipo de consumo nos traz mais felicidade. Uma viagem bem planejada pode trazer muito mais felicidade do que um carro, por exemplo.

Pense nisso e coloque em prática.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=SlVGVVwTkf8?list=PLzV9ITtCMX3of_nsKR_fVxinQbzIQNzNL]

29 de novembro de 2016

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se, e receba o E-book
Qualidade de Vida Produtiva

[activecampaign]
Categorias
  • Antecipe o Inevitável
  • Artigos
  • Blog, Artigos e Vídeos
  • Desenvolvimento Organizacional
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Desenvolvimento Profissional
  • Destaque
  • E-books
  • Imprensa
  • Mindfulness
  • Neuro Produtividade
  • Podcasts
  • Postagens
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Sugestões de leitura
  • Vídeos
https://www.facebook.com/FredericoPorto/
SOBRE DR. FREDERICO PORTO

Médico Psiquiatra e Nutrólogo, Professor convidado da Fundação Dom Cabral , Professor convidado da Fundação Dom Cabral (BH), Consultor Associado a consultorias internacionais .É autor de dois livros: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de vida produtiva – O executivo como um atleta corporativo”.

Redes Sociais






Copyright © Frederico Porto | Assegurado por NVSec | Política de Privacidade
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Aceitar Cookies