8 atividades simples para turbinar o cérebro
Todos os dias fazemos algumas ações ou atividades que se tornam automáticas, ou que nem nos damos conta. Porém, muitas delas, feitas com consciência, podem trazer muitos benefícios para o nosso cérebro.
Quais dessas atividades simples você faz normalmente? Faça mais vezes e elas ajudarão a melhorar sua saúde mental!
- Pense positivo
Uma nova pesquisa descobriu que memórias positivas podem ser usadas como uma forma de ajudar a aumentar o bem-estar mental. As pessoas do estudo foram convidadas a concentrar-se em memórias sociais positivas. Os participantes se concentraram em seus próprios sentimentos positivos a partir dessa memória, bem como sobre os sentimentos positivos sobre outra pessoa. Os resultados mostraram que as pessoas se sentiram socialmente mais seguras e mais positivas e relaxadas após o exercício. Ao mesmo tempo, sentimentos de culpa e medo foram reduzidos.
- Beba chá
O chá tanto é calmante quanto pode fazer você se sentir mais alerta. Ele melhora o desempenho cognitivo no curto prazo e pode ajudar a combater doenças a longo prazo.
- Fique calmo diante das pequenas irritações
Lidar com as pequenas tensões e estresses da vida cotidiana de forma positiva é a chave para a saúde a longo prazo, segundo um novo estudo. A pesquisa descobriu que as pessoas que permaneceram calmas ou alegres diante de irritações tiveram um menor risco de inflamações.
- Não veja os noticiários
Acompanhar eventos e notícias sobre violência em mídias sociais pode causar sintomas semelhantes ao transtorno de estresse pós-traumático (PTSD). Um estudo recente descobriu que quase um quarto dos indivíduos em mídias sociais tinham desenvolvido sintomas de PTSD após eventos como o 11 de setembro e atentados suicidas. Quanto mais pessoas viam os eventos, os pesquisadores descobriram, maior era o trauma subsequente que elas experimentavam.
- Coma micronutrientes
Apesar de consumir mais calorias do que nunca, muitas pessoas não recebem sua ingestão recomendada de nutrientes cerebrais essenciais, relata um novo estudo. O estudo explica que a melhor maneira de obter os nutrientes necessários é uma dieta alimentar tradicional, que consista em maior ingestão de alimentos como legumes, frutas, frutos do mar, cereais integrais, carne magra, nozes e leguminosas, e que evite alimentos processados, têm mais chances de fornecer os nutrientes que proporcionam resistência contra o surgimento de transtornos mentais.
- Olhe pela janela
Uma pesquisa descobriu que as pessoas que vivem em um lugar com uma visão do mar, rios ou lagos têm melhor saúde mental. Você não vive perto de um lugar com água? Qualquer tipo de espaço verde ou até mesmo árvores pode fazer bem também.
- Um pouco de atividade
Em comparação com a inatividade, mesmo os níveis “leves” de atividade física estão ligados a uma melhora de 50% na saúde mental, segundo um novo estudo. Quanto mais exercício as pessoas realizavam, mais protegidas elas ficavam contra os transtornos mentais. Mas tantos os níveis baixos quanto os altos de exercício também estavam ligados a reduções de mais de 50% no risco de sofrer com doenças mentais em comparação com a inatividade.
- Escovar os dentes
Escovar os dentes regularmente pode reduzir o risco de demência em mais de um quarto, segundo uma nova pesquisa. Pessoas com menos de 20 dentes são 26% mais propensas a desenvolver problemas cognitivos que poderiam levar à doença de Alzheimer. Acredita-se que a mastigação aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, melhorando assim a memória.