A falta de sono gera fome compulsiva
Você já passou dias estudando ou trabalhando noite adentro, ficando com pouquíssimo tempo para dormir? Pode ser que nesses dias você tenha ficado com um desejo maior de consumir alimentos calóricos, mesmo que normalmente você controle sua alimentação. Por que isso acontece? Nos últimos anos, muitas pesquisas têm comprovado que a falta de sono contribui para o ganho de peso. Entretanto, como exatamente esse efeito acontece em nossos cérebros ainda não estava totalmente esclarecido.
Mas um novo estudo da Universidade de Tsukuba, no Japão, mostra que o aumento no desejo de consumir alimentos doces e gordurosos pode estar ligado à falta de sono REM. O sono REM é uma fase única do sono em mamíferos que está intimamente associada aos sonhos e é caracterizada por movimentos oculares aleatórios além da paralisia quase completa do corpo.
Os pesquisadores do Instituto Internacional de Medicina Integral do Sono (IIMIS), da Universidade, usaram um novo método para produzir perda de sono REM em camundongos. Conseguiram com isso mostrar que a alteração da atividade do córtex pré-frontal medial (região que fica atrás da testa) devido a perda do sono REM, estava relacionada com o aumento do desejo de comer alimentos calóricos.
O córtex pré-frontal desempenha um papel fundamental na avaliação da percepção dos alimentos através do sabor, do cheiro e da textura. Além disso, as pessoas obesas tendem a ter atividade aumentada no córtex pré-frontal quando expostas a alimentos de alto teor calórico.
“Nossos resultados sugerem que o córtex pré-frontal pode desempenhar um papel direto no controle do nosso desejo de consumir alimentos calóricos ou com alto teor de açúcar, quando estamos deixando de dormir bem”, diz Kristopher McEown, autor principal deste estudo.
O córtex pré-frontal está relacionado a todas nossas decisões racionais, pois é o centro das atividades mais sofisticadas do cérebro. Se quiser saber mais, CLIQUE AQUI e assista meu vídeo sobre o tema.