Qual a diferença entre emoção e sentimento?
Embora essas duas palavras sejam usadas indistintamente, existem sim diferenças entre sentimento e emoção. Compreender a diferença entre os dois pode ajudá-lo a mudar comportamentos não saudáveis e a encontrar mais felicidade e paz no seu dia a dia. Sentimentos e emoções são dois lados da mesma moeda, mas são duas coisas muito diferentes.
Não entendeu? Então confira.
O que é emoção?
As emoções são respostas de nível inferior que ocorrem nas regiões subcorticais do cérebro, da amígdala e do córtex pré-frontal ventromedial, criando reações bioquímicas no seu corpo e alterando assim seu estado físico. Emoções originalmente ajudaram a espécie humana a sobreviver, produzindo reações rápidas à ameaças.
As reações emocionais são codificadas em nossos genes e, embora variem individualmente e dependam das circunstâncias, são geralmente semelhantes em todos os seres humanos e até mesmo em outras espécies (por exemplo, você sorri e seu cão sacode a cauda). As amígdalas desempenham um papel fundamental na excitação emocional e regulam a liberação de neurotransmissores essenciais para a consolidação da memória, razão pela qual as memórias emocionais podem ser muito mais fortes e duradouras.
As emoções transmitem sentimentos, são físicas e instintivas. Por serem físicas, podem ser medidas objetivamente pelo fluxo sanguíneo, atividade cerebral, micro-expressões faciais e linguagem corporal.
O que é sentimento?
Os sentimentos se originam nas regiões neocorticais do cérebro e são associações mentais e reações às emoções. São também subjetivos, sendo influenciados pela experiência pessoal, crenças e memórias. Um sentimento é o retrato mental do que está acontecendo no corpo quando é criada uma emoção. É o subproduto do cérebro percebendo e atribuindo significado à emoção. Por isso, não podem ser medidos com precisão.
Antonio D’Amasio, professor de neurociência na Universidade da Califórnia e autor de vários livros sobre o assunto, explica da seguinte forma: “Sentimentos são experiências mentais de estados corporais, que surgem a partir de como o cérebro interpreta emoções”. A Dra. Sarah Mckay, neurocientista e autora do blog “Your Brain Health” exemplifica: “as emoções atuam no teatro do corpo. Os sentimentos atuam no teatro da mente”.
Os sentimentos são provocados por emoções e coloridos pelos pensamentos, memórias e imagens que se tornaram subconscientemente ligados com aquela emoção particular para você. Mas funciona ao contrário também.
Por exemplo, apenas pensar em algo ameaçador pode desencadear uma resposta de medo emocional. Enquanto as emoções individuais são temporárias, os sentimentos que elas evocam podem persistir e aumentar ao longo da vida, já que as emoções causam sentimentos subconscientes que por sua vez iniciam emoções e assim por diante, se transformando assim em um ciclo interminável de emoções dolorosas e confusas que produzem sentimentos negativos, causando mais emoções negativas e assim por diante.
Suas emoções e sentimentos desempenham um papel poderoso na interação com o mundo, porque são a força motriz por trás de muitos comportamentos, úteis e inúteis. Viver inconsciente dessa situação quase sempre leva a problemas físicos e emocionais a longo prazo.
Como usar as emoções e sentimentos ao seu favor?
Ao compreender essa diferença e tornar-se consciente de suas emoções e sentimentos, determinando qual é qual, as raízes e suas causas e, em seguida, inserir pensamentos consciente seguidos de ações deliberadas, você pode escolher como navegar e experimentar o mundo. Ser capaz de fazer isso significa responder ou reagir para fazer a diferença entre uma vida calma ou caótica. Aprender a diferença e mudar tanto o pensamento quanto o comportamento, não importando o que está acontecendo ao redor, pode ajudar a manter o equilíbrio, o senso de paz, o propósito e a esperança em avançar na direção de seus objetivos.
Nesse vídeo, você vai entender como funciona o seu cérebro. Isso irá ajudá-lo a controlar suas emoções e sentimentos.